Aparecida

JAC Motors desmente fábrica de carros elétricos no município

A anunciada instalação de uma fábrica de veículos elétricos em Aparecida é mais uma jogada de marketing do prefeito Gustavo Mendanha do que algo capaz de se transformar em realidade. A montadora seria da multinacional chinesa JAC Motors, por meio de seus representantes no Brasil, liderados pelo empresário Sérgio Habib – que já anunciou a produção de veículos da marca em Goiás e na Bahia, sem nunca ter dado um passo concreto para isso.
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, “a JAC Motors negou qualquer possibilidade de construir uma fábrica de carros elétricos em Goiás. Segundo a chinesa, o volume de vendas desses veículos hoje no Brasil é insuficiente para viabilizar a produção local”.
Outro fator que depõe contra a hipótese de uma fábrica de carros elétricos em Aparecida é que esse tipo de veículo é isento da taxa de importação de 35% – e, portanto, fica mais em conta trazer carros prontos do exterior do que montá-los aqui no País.
A especulação sobre a fábrica da JAC Motors causou furor na Prefeitura de Aparecida: a atração de investimentos industriais foi o ponto fraco do 1º mandato do prefeito Gustavo Mendanha, a ponto de o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), ele mesmo um grande empresário do município, comentar ao Diário de Aparecida, em entrevista, que houve uma desaceleração na chegada de novas empresas desde que o atual prefeito assumiu.
Glaustin citou especificamente as gestões dos ex-prefeitos de Aparecida Ademir Menezes (1997/2000), José Macedo (2005/2008) e Maguito Vilela (2008/2016), que trouxeram centenas de empresas geradoras de emprego para o município. “Gustavo Mendanha é um bom gestor, porém, se estabelecida uma comparação entre as empresas que vieram para Aparecida na sua gestão e as que acorreram no passado, o fiel da balança vai desfavorecer o atual prefeito, ainda mais quando se lembra que, na campanha passada, a geração de empregos foi uma das principais promessas”, disse o parlamentar ao DA.
Até o sisudo jornal O Popular embarcou na canoa furada da montadora da JAC Motors em Aparecida. Sérgio Habib, que representa a marca no Brasil, construiu um retrospecto negativo em Goiás. Em 2012, ele procurou o então governador Marconi Perillo para uma consulta sobre a doação de terreno e concessão de incentivos fiscais para viabilizar uma fábrica em Goiás, recebeu resposta positiva, mas em seguida desapareceu. Anos depois, já em 2017, voltou ao Estado para discutir a fabricação de veículos na planta da Mitsubishi-Suzuki em Itumbiara, que ele estaria comprando, anunciando um investimento de R$ 200 milhões… que jamais saiu do plano das intenções.
É esse mesmo Sérgio Habib que está agora por trás da conversa, mais uma vez ilusória, sobre uma montadora de carros elétricos em Aparecida, desmentida pela multinacional chinesa e considerada economicamente inviável diante da falta de mercado e do desestímulo representado pela importação a custo tributário zero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo