Aparecida

Mendanha faz do marketing a principal área da sua gestão

No próximo dia 11, Aparecida estará completando 99 anos de fundação e se aproximando do seu Centenário carregando uma carga pesada de desafios ainda sem solução à vista. Entre eles, a fome que voltou a assolar as famílias em situação de vulnerabilidade, os bairros que ainda vivem sem o benefício civilizatório do asfalto e a carência crônica de vagas nos Cmei’s para as crianças em idade de receber a Educação Infantil.
São problemas que se arrastam há anos e anos, sem solução. No seu 1º mandato, o prefeito Gustavo Mendanha não enfrentou nenhum deles. Em compensação, Aparecida foi o município goiano que mais gastou com shows artísticos e festas por conta da prefeitura – só suspensos depois que a Covid-19 chegou e inviabilizou aglomerações.
Mas o marketing da Cidade Administrativa não para. Um dos exemplos mais recentes foi a lorota do spray nasal israelense para tratamento da infecção pelo novo coronavírus, que o prefeito Gustavo Mendanha anunciou estar buscando para o município. A ideia, disse ele, era trazer o medicamento para cumprir uma fase de testes no hospital municipal, para o que Mendanha chegou até a cogitar uma viagem a Israel e esteve, para tanto, na embaixada do país em Brasília.
O spray nasal israelense, na verdade, é um remédio que, caso seja viável, ainda vai demorar anos para ser liberado, isso, repetindo, se passar pelas rigorosas etapas de avaliação médica e tiver a sua eficácia comprovada. Por enquanto e por muito tempo, só vai servir para o proselitismo vazio de gente como o presidente Jair Bolsonaro e, como se viu, o prefeito de Aparecida.
Não é só. A fábrica de carros elétricos da JAC Motors em Aparecida é outra miragem cultivada por Mendanha para impressionar os incautos. (Veja matéria abaixo). Simplesmente não existe. Os chineses donos da marca desmentiram a intenção de montar, em qualquer parte do Brasil, esse tipo de veículo.
E o Guaraná Mineiro? Esse seria talvez o maior investimento empresarial da história de Aparecida. Nessa área, Gustavo Mendanha, já com mais dequatro meses de 2º mandato, não tem trabalho para mostrar. A sua gestão, segundo o deputado federal Glaustin da Fokus, empresário, atraiu menos indústrias para o município do que prefeitos como Ademir Menezes e Maguito Vilela e até mesmo José Macedo. O Guaraná Mineiro, segundo comemorou a Cidade Administrativa, traria milhões para construir uma unidade em Aparecida. Já se passaram dois anos e nenhum passo foi dado.
O marketing e as redes sociais são uma obsessão de Gustavo Mendanha. A agenda administrativa que ele cumpre, diariamente, é mínima. Já os eventos de fachada para fotos para postagem no Instagram ou no Facebook sucedem-se em grande quantidade. Em Aparecida, foi criado um reino da fantasia, intitulado de Cidade Inteligente.

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