Aparecida

“Nada me orgulha mais do que ter reduzido a violência em Aparecida”

O governador Ronaldo Caiado sempre foi parceiro de Aparecida. Muito antes de assumir o governo do Estado, já destinava regularmente recursos para o município, através das emendas ao orçamento da União a que tinha direito como deputado federal e senador. Ao se transformar em chefe do Executivo estadual, Caiado aprofundou essa relação política e administrativa, passando a priorizar o município nas obras, programas e investimentos da sua gestão – com destaque para o inédito salto de qualidade na política de segurança pública, levando a uma redução drástica de todos os índices de criminalidade em Aparecida e a um novo padrão de paz social para as aparecidenses e os aparecidenses. Para muitos, essa é a maior contribuição que o governador tem oferecido à cidade onde eternamente a bandidagem anda à solta, mas agora praticamente desapareceu. Só que há mais, em todas as áreas da ação do poder público – a exemplo da Educação, da Habitação, da Economia, do Saneamento e, principalmente, da Saúde, em tempos de pandemia da Covid-19. Nesta entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, a propósito da Edição Especial sobre os 99 anos de fundação e a abertura do Centenário, Caiado fala sobre o seu carinho com Aparecida – colégio eleitoral onde, no pleito de 2018, teve 44% dos votos, percentual que, segundo ele, reforçou ainda mais o seu compromisso com o município.

“Nossa meta é reduzir ainda mais a criminalidade em Goiás”

DIÁRIO DE APARECIDA – O sr. como parlamentar sempre destinou emendas orçamentárias para Aparecida. Assumindo como governador do Estado, continuou mostrando essa atenção especial com o município. O que justifica essa preocupação especial com Aparecida?
RONALDO CAIADO – Fui um parlamentar diferenciado, tendo o Estado inteiro como base eleitoral e sendo sempre bem votado em todos os municípios. É claro que essa situação moldou a minha atuação no Congresso, como deputado federal e senador, quando procurei destinar recursos da União para obras e investimentos para os quatro cantos do território goiano. Aparecida, como o segundo centro urbano mais populoso de Goiás, mereceu um cuidado especial da minha parte, devido aos desafios que sempre enfrentou em seu processo de crescimento e pelo seu aglomerado humano, hoje superior a 600 mil habitantes. Era e continua sendo uma prioridade para a minha atuação, primeiro em Brasília e agora no governo estadual, onde estou tendo a oportunidade de ampliar os benefícios para o município na Saúde, na Educação, na economia e mais ainda agora nesse momento difícil de enfrentamento à Covid-19.

DA – O fato de Aparecida ser governada por um prefeito fora da sua base política tem alguma influência na sua postura em relação ao município?
CAIADO – Já respondi a essa pergunta dezenas de vezes. Não misturo política partidária com assuntos de governo. Em 2018, fui eleito para governar Goiás com 44% dos votos dos aparecidenses, ou seja, a maioria. Só isso já consolida o compromisso que tenho com a cidade, atendendo com obras e programas que ofereçam mais desenvolvimento econômico e conforto de vida para os seus moradores, notadamente os mais necessitados de atenção. Aparecida, como eu disse, tem grandes desafios sociais e, na sua infraestrutura, há um passivo que precisa ser resolvido. Tenho ótimas relações com o município, tanto que nos dois primeiros anos do meu mandato estive com as autoridades locais entregando obras, lançando projetos e discutindo alternativas para o futuro da cidade. E assim vamos continuar.

DA– O sr. acredita que o MDB pode lançar candidato contra a sua reeleição? Dizem que esse nome pode ser Daniel Vilela.
CAIADO – Não sou governador de Goiás para buscar vantagens eleitorais. Vocês são testemunhas de que estou 100% dedicado à administração e principalmente ao combate à pandemia. Meu foco é total no que precisa ser feito, em cada decisão que devo tomar em favor das goianas e dos goianos. E graças a Deus temos acertado. O que eu digo e repito é que os prefeitos municipais podem contar comigo, mesmo integrando outro partido que não o meu querido DEM. Respeito os interesses e projetos políticos de qualquer um, o que não traz qualquer prejuízo ao nosso relacionamento administrativo e às obrigações que temos que cumprir com todas as goianas e todos os goianos. Em relação a Aparecida, posso garantir que o trabalho que estamos fazendo continuará.

DA– Os indicadores de criminalidade em Aparecida tiveram queda drástica na sua gestão. Qual foi a estratégia e quais as ações para se chegar a esse resultado?
CAIADO – Nada me orgulha mais do que ter reduzido a índices mínimos o número de crimes em Aparecida. Em pouco mais de dois anos de gestão, mudamos a filosofia de trabalho das forças de segurança, oferecemos equipamentos adequados, aprofundamos as estruturas de inteligência e prestigiamos as polícias Civil e Militar como nunca antes. Neste ano, por exemplo, o governo mandou mais sete delegados de polícia para Aparecida, melhorando a cobertura policial de todos os bairros da cidade. Como sempre digo, em Goiás, o único limite para a ação contra o crime é a lei. Hoje, combatemos com dureza todo e qualquer tipo de ocorrência, dando muito mais paz social e segurança para a população do que ela jamais teve em qualquer outro momento, não só em Aparecida, como em todo o Estado.

DA – Mas em Aparecida, que tinha índices de violência mais elevados que o restante do Estado, a redução da criminalidade foi muito grande.
CAIADO – E não estamos satisfeitos, o que queremos é buscar reduzir ainda mais todos os índices de crimes. As administrações passadas deixavam a bandidagem à solta em todo o Estado, o que se tornava pior em um grande conglomerado urbano como Aparecida. Desde que assumi, com o apoio que garantimos para as polícias Civil e Militar, casos como roubo a residências e comércio e roubo de carros caíram drasticamente. Nenhum banco foi assaltado em dois anos. Uma ou outra ocorrência nessa área foi elucidada imediatamente. Estupros diminuíram em 75%. Em Aparecida, 87% dos crimes em geral hoje são resolvidos em um prazo entre uma a duas semanas. O número de homicídios também foi reduzido. Como eu disse, queremos zerar esses índices, devolvendo a tranquilidade para todos aqueles que moram em Aparecida e antigamente conviviam e não tinham como escapar à violência. Agora, isso mudou e esse novo ambiente de tranquilidade para a cidade é uma conquista que me deixa orgulhoso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo