Aparecida

Polícias Civil e Militar conseguem reduzir os crimes violentos em 50%

O governo de Goiás conseguiu reduzir em cerca de 50% os crimes violentos contra a vida e o patrimônio em Aparecida de Goiânia, baseado no comparativo do 1º trimestre de 2020 com o deste ano. Os homicídios tiveram queda de mais de 30%. Não houve nenhum registro de latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade no primeiro trimestre de 2021. Esses dados foram repassados com exclusividade ao Diário de Aparecida pelo titular da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda. Apesar de os números serem satisfatórios, Rodney Miranda frisou ao DA que ainda não é o momento para comemorar, mas de continuar a mostrar o trabalho desenvolvido pelo Estado. “Nós estamos acompanhando a onda de redução de índices em todos os 246 municípios de Goiás e Aparecida tem um destaque muito importante. Chegamos a ter na Região Metropolitana cerca de 30 a 40 roubos e furtos de veículos por dia. Hoje, são, em média, apenas 5 a 6 roubos e furtos por dia em todo o Estado. Os números em Aparecida são bons, mas não para comemorar e sim para evidenciar a eficiência das nossas polícias”, enfatizou o secretário. Ele explica como se chegou a essa queda no registro de crimes violentos em Aparecida: “Temos que destacar o apoio do governador Ronaldo Caiado. Hoje temos total liberdade para trabalhar. Logicamente, estamos limitados ao que a lei manda. Outro ponto é a integração efetiva entre as forças de segurança. Não só as estaduais, mas as federais e municipais, sem vaidade. Nós temos um objetivo em comum: combater a violência. Nosso objetivo é visar a melhoria da qualidade de vida da população. E ainda temos a parceria com o Ministério Público, que nos permite avançar em todas as frentes de combate ao crime.” Para Rodney Miranda, as “amarras políticas” das gestões passadas atrapalhavam o rendimento dos profissionais da Segurança Pública em Goiás, e isso hoje em dia acabou, com o governador Ronaldo Caiado priorizando o profissionalismo e a técnica dos agentes policiais. “Hoje, a segurança é baseada em inteligência, em números e em planejamento antes da ação. Antigamente a politicagem era o que imperava. Hoje soltamos as amarras políticas dos nossos profissionais. Inclusive, estamos com número menor de contingente. Por exemplo: na Polícia Militar, mais de 1.500 foram para reserva, mesmo assim estamos mantendo o trabalho com elevada produtividade. Estamos entregando viaturas. Temos trabalhos relevantes a serem feitos nos próximos meses.”

Ação afirmativa do Governo Caiado garante segurança para Aparecida

A cada dia a população de Aparecida de Goiânia sente os efeitos da gestão do governo do Estado na segurança. O registro de queda dos índices da criminalidade no município é fruto da integração entre as forças de segurança das polícias Militar e Civil, com a força balizadora do governador Ronaldo Caiado. Em fevereiro, furtos e roubos caíram à metade no município, acrescentando-se dados positivos como a apreensão de grande número de armas de fogo e a captura de 39 foragidos da Justiça.
Desde que Caiado assumiu, mês a mês vem se observando em Goiás, e em especial no município, a redução de todas as modalidades de crimes, notadamente aqueles contra a vida e o patrimônio. Em relação aos governos passados, trata-se de um avanço considerável, comprovando que a política de segurança pública pode, sim, ser efetiva e gerar resultados positivos para as cidadãs e os cidadãos, ao contrário do que se imaginava, ou seja, que se tratava de uma área de problemas insolúveis e inevitáveis diante da estrutura social e econômica do País.
Um episódio que ocorreu em fevereiro último na Penitenciária Odenir Guimarães chocou toda a população aparecidense: um motim, que foi rapidamente controlado pelo Estado, após a morte de um agente penitenciário e da esposa dele na porta do presídio. Em menos de 12 horas, as forças de segurança identificaram os suspeitos. Na ocasião, o governador enfatizou que “bandido não dita ordem no meu Estado!”. Caiado frisou que “bandido não vai crescer em Goiás. Todos estão submetidos às normas da lei”.
Aparecida, com seus imensos desafios urbanos, sempre foi um município marcado pela violência e pela expansão descontrolada da ação maligna da bandidagem, mas isso terminou. É notória a instalação de um consolidado ambiente de paz social para os aparecidenses, que desfrutam de mais tranquilidade para o dia a dia, cada vez mais longe das ocorrências policiais que antes infernavam o cotidiano de todos os moradores do município.
As polícias Civil e Militar recebem todo apoio possível de Caiado para cumprir a sua missão, que encontra limites somente no que reza a lei. Fora daí, os agentes da ordem têm toda cobertura para serem implacáveis com os infratores, em qualquer nível. É uma conquista e tanto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo