Notícias

Pandemia segue levantando urgência da doação de sangue para ajudar a quem luta contra o câncer

Lidando com o impacto da pandemia de Covid-19 há mais de um ano, o Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) enfrenta um dos seus piores momentos quando se trata da queda no número médio de doadores/semana. Por isso, a unidade tem saído em busca de parcerias, intensificando a comunicação com os chamados doadores voluntários e ajudando a encabeçar campanhas organizadas por familiares de pacientes que, em alguns casos, chegam a fazer uso diário de sangue.

Tudo porque, ao contrário dos bancos de sangue tradicionais, a unidade do HAJ não trabalha com os chamados períodos sazonais. “Precisamos de sangue durante o ano inteiro porque durante 365 dias lutamos contra o câncer”, explica a biomédica e supervisora técnica do Banco de Sangue do HAJ, Aline Fernanda. Na prática, a frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

A mais recente parceria firmada pelo HAJ envolveu as associações brasileiras de Linfoma e Leucemia (Abrale) e de Talassemia (Abrasta). À frente da campanha “A pandemia parou o mundo. Mas a esperança não pode parar. Doe sangue. Salve vidas!”, as instituições alertam sobre a queda de doações durante a pandemia e sobre a necessidade de a sociedade intensificar esse gesto de solidariedade.

Além disso, a iniciativa reforça que os postos de coleta estão seguindo todas as orientações sanitárias para garantir a segurança do doador. No Banco de Sangue do HAJ, por exemplo, os atendimentos estão sendo feitos mediante agendamento, com uma distância segura entre os doadores e depois de uma triagem ainda mais criteriosa.

“Durante a entrevista que antecede a doação de sangue, avaliamos o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor. Desde os primeiros casos de Covid-19, estamos investigando também qualquer mínimo sintoma relacionado ao novo coronavírus”, adianta Aline.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua 239 nº 181, Setor Leste Universitário. Informações pelo telefone (62) 3243-7031.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo