Aparecida

Em vez de atrair grandes empresas, Mendanha traz rede de frango frito

O prefeito Gustavo Mendanha, em cuja gestão a atração de grandes empresas para gerar renda e empregos em Aparecida caiu a zero, já pode alegar que pelo menos conseguiu uma unidade de uma cadeia internacional de fast- food para se instalar na cidade.

A rede KFC – Kentucky Fried Chicken, especializada em frango frito, vai inaugurar a sua primeira unidade em Goiás. O anúncio foi feito na última semana em conjunto com os proprietários do Buriti Shopping, em Aparecida, onde a loja será instalada. Quer dizer: a “industrialização” do município, sob o comando de Mendanha, será resumida a asinhas e coxinhas estaladas no óleo quente, tipo de comida não recomendável para uma vida saudável. A previsão é de que a operação do KFC em Aparecida de Goiânia tenha início no segundo semestre de 2021.

Mendanha é o prefeito que menos conseguiu novos investimentos empresariais. Pior: a economia municipal parou no seu 1º mandato e assim continua no 2º, que já está completando cinco meses sem que tenham sido adotadas medidas para reagir ao impacto negativo da Covid-19 sobre o comércio, indústria e serviços. Muitos negócios faliram e, por conta da insegurança generalizada, outros nem vieram, com a ajuda da prefeitura, que não sabe reagir, pelo menos até o momento.

Em 2021, a cada dia útil, quatro empresas fecham as portas em Aparecida. Nos cinco primeiros meses deste ano, já são mais de 300 empresas do município desligadas da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Desde março do último ano, cerca de 900 empreendimentos cessaram suas atividades no município.

Uma fábrica de carros elétricos da JAC Motors é outra miragem cultivada por Mendanha para impressionar os incautos. Simplesmente não existe a menor possibilidade de se tornar real. Apesar do anúncio do prefeito de que o investimento estaria em andamento, os chineses donos da marca desmentiram a intenção de montar, em qualquer parte do Brasil, esse tipo de veículo, segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, já que não há mercado e também porque a importação é isenta de impostos e, portanto, sai mais barato.

E o Guaraná Mineiro? Esse seria talvez o maior investimento empresarial da história de Aparecida. As conversações foram iniciadas na gestão de Maguito Vilela, mas suspensas depois que Gustavo Mendanha assumiu. Se algum dia o Guaraná Mineiro teve a intenção de vir para o município, isso é passado.

A administração de Gustavo Mendanha, segundo a avaliação insuspeita do deputado federal Glaustin da Fokus, ele mesmo empresário, atraiu menos indústrias para o município do que prefeitos como Ademir Menezes e Maguito Vilela e até mesmo José Macedo. O Guaraná Mineiro, segundo comemorou na época a Cidade Administrativa, dentro da sua estratégia de marketing sem fundamento, traria milhões para construir uma unidade em Aparecida. Passaram-se anos e nenhum passo foi dado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo