Goiás Online

Vanderlan: compromisso com a reeleição de Caiado

Helton Lenine 

Nas conversas com dirigentes do PSD e com prefeitos e vereadores, o senador Vanderlan Cardoso deixa claro que vai apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado (DEM) em 2022. Ele, que disputou a Prefeitura de Goiânia no ano passado, é agradecido ao governador pelo apoio que recebeu naquele pleito.

Vitória goiana
A adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não foi só uma vitória política e administrativa do governador Ronaldo Caiado (DEM). A aprovação por unanimidade (11 votos) no STF é sinal da alta confiança depositada nesta gestão.

Falácia
A secretária de Economia do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt, chamou de falacioso o argumento de que a entrada de Goiás no RRF geraria arrocho fiscal e financeiro. Segundo ela, arrocho é o que o Estado está passando, executando um orçamento comprometido pelo rombo deixado pela gestão passada.

Legado
Schmidt disse que o atual governo deixará um legado não só para a atual gestão, mas para as seguintes. “Os governadores futuros terão frutos positivos disso aqui e quem sai favorecido não são só os servidores e a sociedade em geral.”

Vice de Caiado
Os debates sobre a indicação de um nome para vice em uma disputa pela reeleição de Ronaldo Caiado agitam os bastidores da política há pelo menos seis meses.

Lincoln no TCE
E agora ficam mais evidentes com a possibilidade da ida de Lincoln Tejota, atual vice-governador, para o TCE, com a aposentadoria de seu pai, conselheiro Sebastião Tejota.

Bolsonarista
Vanderlan Cardoso (PSD) não esconde de ninguém que é bolsonarista convicto. Sai em defesa do presidente na tribuna do Senado, em lives e entrevistas.

Mulheres
A quase totalidade dos 36 partidos não consegue arregimentar mulheres em Goiás para a disputa de mandato à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Não consegue nem o mínimo de 30% das vagas por legenda.

Concurso
O governador Ronaldo Caiado disse, em entrevista, que o Estado voltará a ter condições de promover concursos para repor quadros que estavam defasados devido à proibição de certames em razão dos desacertos de gestões passadas.

Data-base
Ronaldo Caiado adianta que está garantida a concessão da data-base para os servidores do Estado, dentro de um padrão para todos os poderes e órgãos independentes, que é o balizador do reajuste pela inflação.

Estratégia
Partidos menores e sem tempo de TV e com pouco fundo partidário estão fortemente focados na formação de chapas competitivas, porém, partidos maiores estão mais atrativos para os pré-candidatos por conta da composição majoritária.

Tá complicado
Surge uma dificuldade enfrentada por pré-candidatos a deputado estadual. Muitos partidos estão adotando teto de votos e evitando montar chapas com quem exerce mandato.

Volta ao trabalho
Servidores públicos (efetivos e comissionados) do Estado de Goiás terão que retornar ao trabalho presencial 45 dias após receberem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O mesmo vale para os servidores que se recusarem a tomar a vacina.

Mabel mantém posição partidária e não deixa Fieg
O ex-deputado federal Sandro Mabel (filiado ao MDB) faz oposição ao Governo Caiado, discute com a oposição a escolha de nomes para 2022 e não atende a solicitação de influentes empresários para que se afaste da presidência da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg). O empresário sonha em ser candidato ao Palácio das Esmeraldas nas eleições do ano que vem.

RESUMO

Deputados estão à procura de pessoas com experiência em política e redes sociais para melhorar o desempenho. O motivo é a percepção de que postagens de cards não são o suficiente para engajar apoiadores e novos eleitores.

Rogério Cruz (Republicanos) e Daniel Vilela seguem sem diálogo desde que o MDB deixou os 21 cargos que ocupava no Paço Municipal de Goiânia.

Silvio Fernandes, assessor especial do governador, tem missão a desempenhar neste ano e meio de mandato: ajudar a melhorar a interlocução da administração com empresários e bolsonaristas e atrair partidos para aliança com o DEM.

Presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha (foto) organiza encontros de Meirelles com lideranças políticas, empresariais e sociais para “oxigenar” a pré-campanha do goiano ao Senado nas eleições do ano que vem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo