Aparecida

Município continua em estado de calamidade e prefeitura insiste em desprezar cuidados

Apesar de o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Aparecida classificar o município no cenário Verde (risco baixo), a cidade está atualmente em situação de calamidade no mapa de risco da SES-GO. No mapa da semana passada, essa região estava em situação crítica, um cenário intermediário entre as três classificações da pasta.

De acordo com o Painel Covid-19 de Aparecida da última quarta-feira, 16, a cidade possuía 794 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De 68.896 casos confirmados, 66.763 estão recuperados e 1.339 vieram a óbito por Covid-19, com um confirmado nas últimas 24 horas. A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que, nas últimas 24 horas, foram confirmados 86 novos casos na cidade. O município realizou 300.824 testes de diagnóstico da doença. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

Recentemente, a prefeitura autorizou o funcionamento de eventos sociais e cinemas. De acordo com a SES-GO, municípios que estão em situação de calamidade deverão adotar procedimentos padronizados. No caso, o entendimento das autoridades em saúde é de que haja a interrupção de todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustíveis e serviços de urgência e emergência em saúde. A nota técnica define ainda que, caso seja observada piora nos indicadores, cada região manterá as medidas restritivas respectivas a cada situação por pelo menos 14 dias. (E.M.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo