Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Volta às aulas

O mês de agosto mal começou e já chega cheio de desafios para as redes estadual e municipal de ensino. A preocupação com a pandemia da Covid-19 fez com que os goianos ficassem em casa e as crianças não tivessem a oportunidade de frequentar as escolas, públicas e particulares. Agora, reduzido um pouco o temor e ampliadas as garantias para que se frequente as salas de aula, os estudantes retornarão para que possam realizar sua grande tarefa de estudar.

O governo de Goiás iniciou ontem, 2, as aulas em sistema híbrido. Os pais podem optar, neste momento, pelo retorno não presencial de seus filhos, mas terão que assumir o compromisso de buscar e levar as atividades na unidade escolar de origem, bem como de levar os alunos para a realização das avaliações, que serão exclusivamente presenciais. Aqui em Aparecida de Goiânia, as aulas da rede municipal de ensino, também em sistema híbrido, estão previstas para serem retomadas na próxima segunda-feira, 9.

Resolvido o problema da autorização legal e institucional para que as escolas sejam reabertas, é preciso que cada um encontre nas suas obrigações, e no comportamento das suas relações com pais, alunos e dirigentes estudantis, uma estratégia segura. Não é possível que se queira somente frequentar as aulas, é necessário que todos estejam preparados para proteger as suas vidas.

É preciso nessa decisão de retomada, também, ter o cuidado necessário com a saúde dos professores. Algumas entidades exigem a vacinação dos educadores, e o governo precisa cuidar para que aqueles que administram as aulas e têm contato direto com os alunos possam estar protegidos.

Faz-se necessário recomeçar as aulas, mas também proteger os professores para que eles possam transmitir com segurança aos alunos atenção e dedicação para o aperfeiçoamento das suas relações. Nesse momento da crise internacional, o frequentar as aulas não é uma atividade preliminar, e sim a satisfação de uma sociedade e o cumprimento das ações sociais de alunos e pais para que se possa ter uma melhor qualidade de vida de suas famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo