Aparecida

Programa foi implantado em Goiânia em 1966 e fez sucesso desde o começo

Eleito prefeito de Goiânia pela primeira vez (1965), Iris Rezende colocou em prática, no ano seguinte, o até então desconhecido programa mutirão nos bairros – através do qual arregimentava trabalhadores e colaboradores para realizar os serviços básicos como limpeza de matagal, construção de casas e pavimentação de ruas e avenidas.

Ao longo de sua carreira política no Executivo – quatro vezes prefeito de Goiânia e duas vezes governador de Goiás – Iris sempre colocou o mutirão como um dos instrumentos de ação administrativa, mobilizando as equipes da prefeitura para priorizar o atendimento comunitário.

Iris comandou o mutirão de mil casas em apenas um só dia, em Goiânia, evento que contou com a presença do então presidente José Sarney (MDB). Ao longo de décadas, prefeitos e governadores do país inteiro adotavam os mutirões aos moldes do programa comandado por Iris Rezende.

Assim, mutirão é, no Brasil, uma mobilização coletiva para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio e sem hierarquia. No modelo idealizado por Iris Rezende, em suas várias administrações em Goiânia, e depois evoluído para a prestação maciça de serviços públicos em um único fim de semana, em regiões populosas, os mutirões estão de volta.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo