Entretenimento

Goiânia recebe espetáculo mineiro Cartografias, com apresentação de dança presencial e virtual simultânea, no MAG e Grande Hotel

Integrantes do Grupo Contemporâneo de Dança Livre se apresentam gratuitamente, nesta quinta-feira (24/03), no Museu de Arte de Goiânia; e sexta-feira (25/03), no Grande Hotel. Ambos os espetáculos serão às 20h

Foto: Divulgação/ Secult

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), recebe, nesta quinta-feira (24/03), no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis; e nesta sexta-feira (25/03), no Grande Hotel, na Rua 3, Centro; o espetáculo de dança mineiro “Cartografias”, às 20h, nos dois dias. Apresentações são gratuitas.

O espetáculo é apresentado ao ar livre pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Projeto, inspirado em obras literárias de escritoras indígenas, é financiado pelo Edital Funarte de Circulação Centro Oeste, e também será apresentado em prédios históricos de Campo Grande (MS).

Para o prefeito Rogério Cruz, é uma honra receber o “Cartografias” em dois polos culturais da Capital. “O nosso querido Museu de Arte de Goiânia e o nosso patrimônio cultural, Grande Hotel, serão palcos de uma obra de arte de realização e reconhecimento internacional. São 30 minutos que nos permitirão apreciar o encontro cultural de vários países de forma híbrida e simultânea”, afirma.

‘Cartografias’ é uma obra de improvisação em dança, com duração de 30 minutos, construída a partir do seguinte tripé: investigação de novas formas de territorialidade, intercâmbios à distância entre os artistas convidados, e o trabalho com poemas escritos por mulheres indígenas latino-americanas: Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia).

As apresentações acontecem de forma híbrida: enquanto os bailarinos Duna Dias e Leonardo Augusto realizam sua performance presencialmente, serão projetadas imagens de 17 artistas convidados de cinco países da América Latina – Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru – dançando e se apresentando simultaneamente. Objetivo é promover diálogo entre o corpo, a cidade, seus cruzamentos e ressignificações por meio da dança. A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez.

O secretário de Cultura, Zander Fábio, pontua a importância de Goiânia ser escolhida para apresentação de grupo com tamanha bagagem. “Uma grande oportunidade de intercâmbio e troca de experiência para a nossa arte. A prefeitura já promove festivais com participações internacionais de grupos de dança, teatro, e a nossa intenção é ampliar cada vez mais, disseminando potencial e espalhando cultura por todos os cantos da nossa cidade”, ressalta o secretário.

Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Originário de Minas Gerais, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010, e já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Panamá, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Peru.

Integrante do grupo, Duna Dias explica que o projeto nasceu da possibilidade de investigar a dança a partir de relações, discussões, compartilhamentos e observações coletivas, de modo a promover intercâmbio de experiências entre diferentes vias. “Assim, podemos ampliar o ângulo de perspectiva do que é criado em dança hoje. Além disso, o projeto é derivado de experiência que o grupo viveu durante dois anos da pandemia, quando isolados em suas casas, dançarinos e outros artistas se reuniam de forma online para dançar e se apresentar em lives”, afirma a artista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo