Notícias

Governo de Goiás inaugura nova estrutura da Unidade Prisional Regional de Porangatu

Um prédio foi construído, além da reforma de duas alas do antigo bloco, sala de monitoramento, alojamentos, administrativo e construção de muro

Polícia Penal

A nova estrutura da Unidade Prisional Regional de Porangatu foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (25), no Norte goiano, pelo Governo do Estado. Um novo prédio foi construído, além da reforma de duas alas do antigo bloco, sala de monitoramento, alojamentos, administrativo e construção de muro. O investimento do Conselho da Comunidade da Execução Penal, em parceria com o Poder Judiciário e Ministério Público, alcançou aproximadamente R$ 2,5 milhões.

“A parceria do poder público com os demais poderes e a sociedade é imprescindível para continuarmos reduzindo a criminalidade em Goiás. Essa obra, com certeza, vai trazer mais conforto aos servidores penitenciários, uma execução penal mais adequada aos detentos e segurança para a população”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

O novo prédio é composto por quatro novas alas, quatro pátios para banho de sol, oito celas, um módulo de respeito, quatro novos banheiros, uma sala para o cartório, um parlatório, sala de enfermagem e atendimento médico, cozinha/refeitório, um galpão com mais de 200 metros quadrados, sala para o body scan e uma sala para a recepção.

Para o diretor do presídio, Ailton Guerra, a reforma e ampliação da UPR de Porangatu será continuada. “Temos planos para, em breve, construir uma sala de aula mais ampla, ampliar o módulo de respeito e instalar alguma empresa na unidade para colocarmos presos reclusos no trabalho.”

A obra contou com a mão de obra carcerária de 16 detentos do próprio presídio. Eles serão beneficiados com a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal.

Retomada
A reforma e ampliação da UPR de Porangatu teve início em 2013. No entanto, três anos depois, foi paralisada pelo governo anterior. A retomada só ocorreu em janeiro de 2020, por meio da nova gestão da unidade prisional e do Conselho da Comunidade da Execução Penal.

“A unidade sofria com superlotação das celas, os presos não tinham disciplina, se rebelavam e se amotinavam. Não havia aplicação do POP (Procedimento Operacional Padrão) da Polícia Penal. Quando assumi, fizemos reuniões com o Judiciário, Ministério Público, forças de segurança e Conselho da Comunidade para buscarmos alternativas para resolver o problema. Eles abraçaram nossa causa e colocamos a unidade em ordem, especialmente pela retomada das obras”, explica Ailton Guerra.

A UPR de Porangatu tem hoje, no total, 24 celas e 185 detentos. Desde janeiro de 2020 a unidade nunca mais registrou rebeliões, motins ou fugas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo