Notícias

Elon Musk visita o Brasil nesta sexta-feira (20/05)

O bilionário chegou no país para um encontro com o presidente Bolsonaro

Reprodução/Redes sociais

Na manhã desta sexta-feira (20/5), o bilionário Elon Musk desembarcou no Brasil para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro e para lançar sua rede Starlink, satélites de comunicação que promovem internet em alta velocidade.

“Superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e para o monitoramento ambiental da Amazônia”, disse Musk.

A Anatel autorizou que o governo utilizasse o Stalink para o monitoramento da Amazônia. Ao ser questionado sobre as garantias que sua rede protegeria a floresta, Musk disse que “mesmo se quisesse, não saberia qual dado pegar”.

“Sobre proteger a Amazônia, temos que usar os dados, porque ela é gigantesca. Se você tentar fazer um monte de fotos e vídeos para entender o que está acontecendo, a quantidade de dados a ser transmitida será enorme, então, precisamos dessa conectividade para monitorar a Amazônia efetivamente”, disse o empresário.

O monitoramento da Amazônia é feito pela Imazon, que não tem nenhum vínculo com o governo federal. Os satélites usados são de qualidade e capaz de detectar áreas devastadas a partir de um hectare.

Especialistas dizem que falta fiscalização na Amazônia, e que ela não precisa de Musk.
“Não é por falta de achar desmatamento e monitorar. O que não tem é fiscalização e controle do desmatamento”, diz o engenheiro florestal Tasso Azevedo.

“Monitoramento a gente tem e é de qualidade. O que a gente não tem é governo. Não adianta a gente ter a informação e não ter quem haja, tome ações em cima da informação”, afirma o ambientalista Marcio Astrini.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo