Notícias

Esposa do jornalista inglês desaparecido na Amazônia pede para intensificar buscas  

Alessandra Sampaio usou o perfil de Dom Phillips para enviar mensagem emocionada 

No perfil do marido no Twitter, Alessandra Sampaio, esposa do jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian, fez uma um apelo emocionado em vídeo para que as buscas sejam intensificadas na Amazônia para a localização do seu paradeiro. Ele está desaparecido desde o último domingo, 5 de junho, junto com o indigenista Bruno Araújo, após saírem de uma comunidade ribeirinha chamada São Rafael, no estado do Amazonas. Eles iam para Atalaia do Norte, a duas horas de barco do ponto de partida. 

“Eu queria fazer um apelo, para o governo federal e para os órgãos competentes. intensifiquem as buscas que a gente ainda tem um pouquinho de esperança de encontrar eles. Mesmo que eu não encontre o amor da minha vida vivo, eles têm que ser encontrados”, diz Alessandra. 

Na madrugada do dia 8, Alessandra voltou a postar no perfil com uma fotografia enviada por Dom antes do desaparecimento. “Obrigado a todos os cidadãos brasileiros, artistas, políticos e influenciadores que estão ajudando a espalhar a notícia do desaparecimento do nosso amigo. Esta é a última foto que Dom enviou para sua família antes de desaparecer com Bruno. Ele ama ?? & a Amazônia e tenho certeza que ele agradece seu apoio.”.  

AUTORIDADES

De acordo com o portal UOL Notícias, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com ação civil pedindo ao governo federal que disponibilizasse helicópteros para as buscas. A medida tem apoio da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava). Contudo, uma nota em conjunto entre entidades indígenas citou a ação com a DPU e criticou certa omissão nas buscas. 

“Com exceção dos seis policiais militares e de uma equipe da Funai, que iniciaram as buscas ainda ontem (6) com a equipe da Univaja, as informações acerca do cenário das buscas revelam a omissão dos órgãos federais de proteção e segurança”, diz o texto. 

As entidades também criticaram o Exército e a Polícia Federal. O Exército Brasileiro até o presente momento não disponibilizou nenhum efetivo para a operação. A Polícia Federal (…) deslocou um único delegado para Atalaia do Norte (…). Não foi constituída uma força-tarefa para as operações de busca.” 

RESGATE

A Polícia Federal, que investiga o caso e participa de incursões, informou ter enviado mais uma aeronave com policiais federais e militares do Exército para a região —a nota não informa, contudo, o total de aeronaves empregado. 

Na publicação do portal UOL, a Marinha enviou um helicóptero e duas embarcações para a região. 

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas deslocou um avião para a busca. 

Fonte:

Com informações do portal nacional UOL 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo