Notícias

“Campo profundo” do Universo tem sua primeira foto divulgada pela NASA.

O telescópio chamado James Webb foi responsável pelo registro mais próximo do Universo até hoje.

Foto: NASA/Reprodução

Os pontos de luzes que parecem aglomerados na foto em destaque representam a foto mais profunda e antiga do Universo até hoje. De fato, se trata do Aglomerado de galáxias SMACS 0723, capturado pelo telescópio James Webb. A luz capturada pelo telescópio viajou por mais de 13 bilhões de anos luz pelo para ser capturada pelas lentes do telescópio de alta tecnologia.

Segundo a NASA, que divulgou a foto no começo da noite de segunda feira (11), em evento que contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden na Casa Branca, a foto “é visão infravermelha mais profunda e nítida do universo até então”, e mostra a galáxia como ela era há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.

A expedição realizada pelo telescópio está sendo coordenada pela NASA em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). O telescópio que custa 10 bilhões de dólares promete ir além de tudo que a ciência sabe sobre o universo observável até então, deixando a comunidade científica pelo mundo todo ansiosa pelas descobertas de James Webb.

Já na terça (12) de manhã, a agência espacial americana divulgou mais fotos capturadas pelo promissor telescópio de diferentes corpos celestiais pelo universo, confira abaixo

A proximidade das fotos capturadas pelo James Webb excedem totalmente seu antecessor Hubble, que orbitava em torno da Terra, enquanto o Webb orbita o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros do planeta, é assim que, segundo a NASA, ele irá ajudar a resolver mistérios do nosso Sistema Solar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo