Saúde

Varíola dos macacos: primeira morte no Brasil confirmada

Pasta emitida pelo Ministério da Saúde confirmou morte de paciente de 41 anos em Minas Gerais.

Partícula do vírus da varíola dos macacos — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY

O Ministério da Saúde confirmou nessa sexta (29) a primeira morte por Varíola dos Macacos no Brasil. Segundo informações emitidas em pasta, a vítima foi um homem de 41 anos que possuía comorbidades e já se tratava de outras doenças, incluindo um câncer. O caso aconteceu na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o homem já estava internado por “outras condições clínicas graves” em hospital mineiro quando contraiu a doença. A Varíola dos Macacos teria agravado o caso do homem, que sofreu um choque séptico — o que seria a principal causa de seu óbito. A identidade do homem não foi revelada.

O estado de Minas Gerais possuem outros 130 casos suspeitos sendo investigados. Na última quarta (27), foi divulgado que existem 978 casos confirmados da Monkeypox no Brasil, concentrados principalmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Não foi registrada nenhuma outra morte, até o momento.

Também na sexta (29), a Espanha confirmou sua primeira morte pela Varíola dos Macacos no país. É a primeira morte na Europa e a segunda fora do continente africano — a primeira sendo no Brasil. Até o momento são 6 mortes no mundo todo. Três na Nigéria, duas na República Centro-africana, uma no Brasil e uma na Espanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo