Política

Defesa de Yuri Tejota pela regulamentação da cannabis medicinal pode beneficiar cerca de 300 mil pessoas em Goiás

Trabalho liderado pelo candidato a deputado federal é eficaz para doenças como autismo, epilepsia, Alzheimer, fibromialgia, entre outras patologias. Acesso esbarra em altos custos e falta de suporte para famílias carentes

O trabalho liderado pelo candidato a deputado federal Yuri Tejota (Podemos) para regulamentação da cannabis medicinal pode beneficiar cerca de 300 mil pessoas em Goiás. O levantamento considera a contagem de pacientes cujas patologias que apresentam respostas positivas ao tratamento com cannabis medicinal. São pessoas com autismo, epilepsia, Alzheimer, fibromialgia, entre outras doenças. Os principais entraves encontrados atualmente pelos pacientes é a restrição do acesso ao medicamento, adquirido, em grande parte, via importação e a um alto custo.

“O que eu acredito que precisamos na cannabis é uma regulamentação, na qual o poder público entenda nessa commodity o poder terapêutico, científico e econômico”, ressaltou o candidato a deputado federal. Para o advogado, em todas as localidades em que houve esse avanço os resultados foram perceptíveis. “Houve diminuição do crime, aumento na arrecadação de impostos, fator que possibilitou investimentos em educação, infraestrutura, saúde, geração de empregos e políticas sociais benéficas para população”, ponderou.

Yuri Tejota atua em diferentes frentes em defesa desses pacientes. Há cinco anos, fundou a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Agape), que presta atendimentos multiprofissionais a 200 famílias atualmente. Além disso, é pesquisador e colaborou para a elaboração de leis que assegurem acesso ao tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quero ampliar esse trabalho na Câmara dos Deputados com a defesa da ciência, das pesquisas, e lutando por uma saúde pública mais ampla e eficaz para o nosso País”, projetou. Para o candidato, o assunto requer coerência e respeito à ciência e às necessidades de milhares de pacientes. “Eu testemunho diariamente o poder de transformação e de ganhos na qualidade de vida das pessoas”, citou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo