Cidades

Romário Policarpo reafirma que Câmara de Goiânia “jamais compactuará com ataques à imprensa”

Presidente destacou importância do trabalho jornalístico para fortalecimento da democracia

“Abordagem de quaisquer assuntos em excesso, pode gerar investigação e punição, de acordo com a lei”, disse o vereador Romário Policarpo, presidente da Casa de leis. Foto. Divulgação/CMG

 

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), afirmou, em pronunciamento durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (6), que a livre atuação jornalística será respeitada e garantida no Legislativo goianiense. “A Mesa Diretora, a Câmara Municipal, jamais compactuarão com ataques feitos à imprensa”, disse.

Romário ressaltou que o uso do tempo regimental para pronunciamentos dos vereadores é reservado para que eles abordem quaisquer assuntos que desejarem, mas que eventuais excessos podem gerar investigação e punição, de acordo com a lei. Nessa quarta-feira (5), a Mesa Diretora determinou ao Conselho de Ética da Casa abertura de procedimento disciplinar para apurar eventual infração cometida pelo vereador Kleybe Morais (MDB), ao atacar reportagens da imprensa que o citaram.

O presidente Romário Policarpo destacou ainda que ele, a Mesa Diretora e a Câmara de Goiânia entendem que a atuação livre da imprensa é fundamental em um Estado Democrático de Direito para “fortalecer pilares da democracia e da liberdade de expressão”.

“Quero agradecer novamente a presença do profissional (José) Bonfim, que se encontra na Casa e que sempre será bem-vindo a esta Câmara Municipal, para que possa fazer seu trabalho, assim como todos os profissionais aqui”, comentou Romário. Em sua fala, Kleybe havia se dirigido ao jornalista José Bonfim, da Rádio CBN Goiânia, que cobre a Câmara.

Em pronunciamento nesta quinta-feira, Kleybe Morais disse defender a liberdade de imprensa, mas manteve críticas à atuação de parte dos jornalistas. “Eu não citei nome de nenhum jornalista neste microfone. Mas se algum jornalista, que porventura seja sério, honesto, que propaga a verdade e não fake news, se sentiu ofendido, prejudicado, a esses eu peço desculpas”, declarou.

 

“O Parlamento deve atuar também na defesa das liberdades individuais”

 

Outros parlamentares também defenderam o livre exercício jornalístico. “O ser humano é o que ele pensa. E para pensar, ele precisa receber informações de qualidade para montar sua opinião”, afirmou Mauro Rubem (PT). “Calar a imprensa é matar a sociedade”, concluiu.

Aava Santiago (PSDB) enfatizou que o Parlamento deve atuar na defesa não só da liberdade de imprensa, mas também dos direitos humanos e das liberdades individuais. “Permaneçam aqui nos cobrando, nos investigando, noticiando nossas falhas, permaneçam noticiando nossos acertos, porque se não fosse por vocês (jornalistas), muito provavelmente, o trabalho desta Câmara estaria muito aquém daquilo que nós temos capacidade de entregar”, disse.

Ao se manifestar, o vereador Sandes Júnior (PP) declarou: “Em nome do meu partido, Progressistas, e em meu próprio nome, quero pedir desculpas ao jornalista José Bonfim e a todos os seus colegas jornalistas que cobrem a Câmara Municipal de Goiânia”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo