Câmara de Aparecida cria Central de Interpretação de Libras para facilitar o atendimento dos surdos no município
André Fortaleza, Presidente da Casa Legislativa informou em primeira mão que tem o objetivo de que, a partir de novembro, todas as sessões ordinárias da Câmara contem com um intérprete
Por: Sarah Queiroz
Após receber a visita de representantes da comunidade surda, na 157ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aparecida, realizada na quarta-feira, 19, o Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza, em conjunto com os demais vereadores, apresentaram um requerimento, que foi aprovado pelo plenário, que solicita a implementação de uma Central de Interpretação de Libras (CIL) em Aparecida de Goiânia.
Ainda durante a sessão, o Presidente deu espaço para que os representantes falassem um pouco sobre a situação do grupo. Eles falaram sobre a importância da criação da CIL e também pontuaram a necessidade de apoio, como o recebido pelos vereadores, afirmando que eles sofrem com a falta de oportunidades e, principalmente, de intérpretes.
“Os surdos de Aparecida de Goiânia terão mais dignidade através da Central de Interpretação de Libras, e isso facilitará a vida deles. Pois a Central poderá auxiliá-los em um atendimento de Agência Bancária e também durante uma consulta ao médico, pois tem o formato on-line”, assegurou André Fortaleza.
O Chefe do Legislativo destacou que a Câmara Municipal, juntamente com seus parlamentares estão buscando o atendimento, principalmente para essas duas modalidades citadas, com intérprete presencial.
Sobre a atuação do Poder Público em relação aos surdos, o Presidente André fez questão de destacar a ação do vereador licenciado Hans Miller, que tem grande atuação junto à comunidade.
“Essa Central é muito importante e os benefícios são justamente para dar acesso aos surdos onde eles precisarem de atendimento”, pontuou o parlamentar Hans Miller. Ele disse ainda que o Poder Público tem que se movimentar para que isso aconteça e para que haja a aproximação devida com esse público que é tão relevante para o município.
Facilidade no acesso à informação
Aproveitando a oportunidade, André Fortaleza informou em primeira mão que tem o objetivo de que, a partir de novembro, todas as sessões ordinárias da Câmara contem com um intérprete de libras.
“Um intérprete de Libras é de extrema importância na Câmara de Aparecida, até porque todos os meus resumos, todas as principais notícias que eu comunico para os meus eleitores, sempre coloco um intérprete de libras para que os meus eleitores surdos também tenham acesso à informação que estou tratando naquele momento” certificou Hans MilIer.
Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com limitação auditiva
O número de pessoas surdas, no Brasil, passa dos dez milhões, de acordo com o IBGE. Mesmo com a lei que determina o uso da Libras, Língua Brasileira de Sinais, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas, órgãos e entidades.
Pensando em formas de promover um espaço onde os surdos possam fazer reclamações, uma empresa de tecnologia desenvolveu o SOS Surdo. Um site, na internet, onde é possível registrar, de graça, a falta de acessibilidade. O diretor executivo da empresa, Cleber Santos, conta que a empatia fez com que desenvolvessem a ferramenta sossurdo.com.br
Tudo começou depois que um familiar do empresário quase perdeu a vida após uma forte reação alérgica a um medicamento. Isso porque a pessoa não conseguiu se comunicar durante um atendimento onde o médico usava máscaras, o que dificultou a leitura labial. Diante disso, Cleber Santos sentiu a necessidade de dar voz a essas pessoas, inclusive suporte jurídico para fazer cumprir a lei.
O empresário destaca, ainda, que a iniciativa é uma forma de contribuir para uma vivência mais equitativa para essas pessoas e que tem o sonho de ver os surdos tendo acesso a serviços simples do dia a dia.
Atualmente, a plataforma tem mais de duas mil denúncias. O setor que mais soma reclamações de falta de acessibilidade é o bancário, com 34% do total, seguido do setor público. Ainda há reclamações contra empresas, faculdades, serviços de televisão, telefonia e internet.
Para fazer a reclamação, basta se cadastrar no site. Também é possível enviar um vídeo em Libras explicando o problema, além de anexar fotos e vídeos. Segundo Cleber Santos, algumas empresas acionadas acabam adaptando a comunicação, mas outras chegam a oferecer telefone para pessoas surdas ligarem, o que demonstra falta de preparo, de acordo com o empresário.
Em nota, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, informou que os bancos associados possuem ações para assegurar acessibilidade a pessoas com deficiência. Em relação aos surdos, a entidade informa que “atendentes são capacitados” em Libras. Além disso, a nota cita que mais de 80% dos caixas eletrônicos do país possuem atendimento em braile e funcionalidades com voz. (Com informações da Agência Brasil)