Cidades

Profissionais de Educação Física são homenageados pela Câmara de Aparecida pelo brilhante trabalho junto à população

O Projeto de Lei n° 033/21 garante essencialidade da atividade no município

Vereadores Getúlio Andrade e Marcelo da Saúde com os profissionais da Educação Física que foram homenageados Foto: Marcelo Silva

Por: Sarah Queiroz

 

 

Durante sessão solene na última terça-feira, 18, os profissionais de Educação Física foram homenageados na Casa Legislativa. Com autoria do vereador Getúlio Andrade, a solenidade contou também com a participação do vereador Marcelo da Saúde, do secretário de esportes de Aparecida, Gerfeson Aragão, e demais profissionais da área.

 

O parlamentar Getúlio Andrade, que no passado atuava como jogador de futebol profissional, atualmente é presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Câmara Municipal, reconheceu a importância da profissão de Educação Física para a sociedade.

 

“Alguns profissionais da área nos procuraram aqui na Casa de leis, onde, juntamente com os pares, fomos os autores da essencialidade dos serviços prestados públicos e privados, tornando-se lei em nosso município a essencialidade das atividades físicas no município” citou Getúlio. Contextualizando, em maio de 2021, o serviço de educação física passou a ser essencial após aprovação dos parlamentares ao Projeto de Lei n° 033/21, de sua autoria.

 

Em seguida, o secretário de esportes, lazer e juventude, Gerfeson Aragão, participou da tribuna e ressaltou também a importância da Educação Física para a população.

 

“Eu trabalho com muitos profissionais de educação física no centro olímpico, natação e diversas atividades. Parou-se o tempo de fazer exercícios sem o acompanhamento de um grande profissional”.

 

Gerfeson também solicitou a ajuda dos parlamentares com projetos para recuperar e reformar os ginásios de Aparecida, pois alguns encontram-se fechados nos bairros da cidade.

 

Em justificativa, o autor da homenagem ressaltou o motivo de prestar esta homenagem aos profissionais.

 

“São aqueles que orientam e acompanham as pessoas durante à prática de exercícios físicos ou esportes, conhecendo bem o funcionamento do corpo humano, elaboram as atividades de forma adequada, bem como auxiliam pacientes que necessitam recuperar seus movimentos, assim sendo não podemos deixar de prestar essa singela homenagem a eles. Parabéns aos profissionais de educação física”, explicou Getúlio.

 

Parou-se o tempo de fazer exercícios sem o acompanhamento de um grande profissional”, garantiu o secretário de esportes, lazer e juventude, Gerfeson Aragão

 

A importância do Esporte para manutenção da saúde

 

 

 

Ao professor de educação física cabe trabalhar com as habilidades cognitivas das crianças, o equilíbrio, a disciplina e a concentração. Sob a orientação desse profissional, é possível praticar atividades físicas respeitando os limites de cada um e as características individuais, garantindo assim o bem-estar dos praticantes em todas as faixas etárias, como explica o professor de educação física Tiago Drummond.

 

“O profissional de educação física está relacionado com todas as faixas etárias. Desde o nascimento até a terceira idade. Ele vai trabalhar o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social das crianças. Sempre partindo das atividades mais simples para as mais complexas”, disse Drummond.

 

Já com os jovens, explica Drummond, busca-se mais do que o bem-estar.  “Ele vai trabalhar com jovens incluindo-os no meio esportivo, social, buscando o respeito mútuo, a coletividade, a cooperação”, acrescenta.

 

Ainda de acordo com ele, na fase adulta o trabalho se volta à manutenção, a formação de grupo social e a reintegração de uma pessoa que uma vez deixou o esporte e está tentando vincular de novo. Tiago Drummond é professor de educação física há 11 anos e acrescenta que, além de garantir a qualidade de vida das pessoas, as atividades físicas ajudam a prevenir vários tipos de doenças.

 

De acordo com ele, algumas dessas doenças passaram a ser preocupação recorrente entre as pessoas que procuram o profissional. “A gente está dando mais ênfase para essa parte, que é a parte da diabetes, da hipertensão e das doenças cardiovasculares, que está matando muita gente” destacou Drummond.

 

O profissional ressaltou também que a educação física trabalha na manutenção da saúde. “O professor de educação física vai ser responsável por fazer a aferição da frequência da pressão arterial, para saber como está o coração dessa pessoa, para fazer um trabalho mais bem elaborado. Então só o profissional de educação física vai poder realmente fazer esse trabalho”, certificou o professor. (Com informações do Ministério da Educação do Governo Federal)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo