Cidades

“É uma falta de respeito dos vereadores que vêm para as sessões na Câmara e não permanecem no plenário”

O Chefe do Legislativo, André Fortaleza demonstrou indignação pelo comportamento de alguns de seus pares na Casa de leis do município

André Fortaleza indignado com a ausência de vereadores no plenário da Câmara Municipal. Foto. Marcelo Silva

Por: Sarah Queiroz

 

Não é de hoje que vemos na mídia parlamentares eleitos pelo povo, mas que não cumprem a obrigação que a eles foi entregue durante o mandato que tanto se esforçaram para chegar. É o que tem acontecido na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. E o Presidente da Casa legislativa, André Fortaleza, tem ressaltado a importância da presença e participação efetiva dos mesmos, em proveito da população do município.

 

“Eu gostaria de deixar registrado a presença daqueles vereadores fictícios que vêm aqui e marcam presença, mas não permanecem no plenário. Isso para mim é uma falta de respeito com a população aparecidense, não é comigo não. Pois eu não votei em vereador aqui não. Vereador que você chama e tem que ficar implorando para ele vir cumprir a obrigação dele na Câmara de Aparecida”, destacou Fortaleza.

 

O Presidente pontuou ainda que “nós trabalhamos para o povo. Temos que fazer valer o nosso mandato. É o que sempre falo durante as sessões na Câmara Municipal”.

 

É importante ressaltar que a atuação dos vereadores é totalmente ligada à população e a sua principal obrigação é representar devidamente os interesses do povo. Além disso, os mesmos devem estar sempre a par do poder político e defender o funcionamento das leis daquela região.

 

Outra atribuição importante a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste em uma espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. E assim, o prefeito, sob fiscalização da Câmara, deve cumprir a Lei Orgânica.

 

O cargo de vereador é muito importante na sociedade, pois este exerce um poder social relevante para o funcionamento de determinada região. Por isso, deve ser conhecido e o mais importante, confiável e próximo do povo.

 

Isto quer dizer que o parlamentar deverá estar a par das leis, para poder defender corretamente os interesses da justiça. Além disso, o mesmo também tem autonomia para emendar, criar ou extinguir leis de acordo com a Constituição.

 

Existe ainda outra função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito.

 

Mas se esses políticos apenas marcam presença e não permanecem no plenário, como poderão pleitear em favor dos direitos da população, na promulgação ou revogação de leis em determinada região?

 

Essa é a indagação que o Chefe do Legislativo de Aparecida não aceita mais na Casa das Leis, uma vez que os políticos que ali foram eleitos pelo povo devem cumprir com o juramento que fizeram ao assumir o cargo.


 Foto da entrada da Câmara de Aparecida de Goiânia. Foto. Internet

 

 Cidadãos manifestam insatisfação diante do descompromisso de parlamentares

 

Após declarar seu descontentamento diante da ausência de parlamentares no plenário da Câmara Municipal de Aparecida, o Presidente da Casa Legislativa recebeu apoio incondicional de cidadãos da cidade.

 

“Corretíssimo. Admiro demais sua atitude em prol da população”, disse Cleidiane Pereira. Já Ana Paula Fragoso Souza, elogiou André Fortaleza pela atitude tomada. “Parabéns pela coragem de falar a verdade, e fazer o que muitos têm medo, e por isso muitas das vezes são omissos”.

 

“Quem dera nossos parlamentares tivessem essa coragem para bater de frente com o sistema. Muito bem Presidente, nós cidadãos estaremos do lado certo”, afirmou Júnior Pinheiro. Valdir Alves certificou que transparência é tudo para um homem público. “Isso é o mínimo, e por isso parabenizo o vereador e Presidente da Câmara, André Fortaleza.

 

Por fim, o político agradeceu pelas mensagens recebidas da população de Aparecida, e comprovou a validação do seu trabalho. “São inúmeras mensagens de apoio, confiança e carinho que recebo todos os dias. Meu muito obrigado a todos vocês”.

 

Foco

 

Por meio de sua assessoria, o parlamentar André Fortaleza reagiu positivamente sobre a matéria que saiu nesta terça, 25, no jornal Diário de Aparecida, como manchete principal, sobre os oito nomes lembrados para concorrer às eleições de 2024 na Administração Executiva de Aparecida de Goiânia.

 

Entretanto, Fortaleza afirmou que está focado no trabalho atual que exerce na Câmara Municipal como Presidente do Legislativo aparecidense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo