Política
Tendência

Deputados americanos pedem revogação do visto de Bolsonaro

Quarenta e um deputados democratas da Câmara dos Estados Unidos pediram ao governo do presidente Joe Biden nesta quinta-feira (12) que colabore com a investigação do Brasil sobre os protestos violentos em Brasília e revogue quaisquer vistos norte-americanos concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A situação para o presidente Bolsonaro não é boa nos Estados Unidos. Quarenta e um deputados democratas da Câmara dos Estados Unidos pediram ao governo do presidente Joe Biden evogue quaisquer vistos norte-americanos concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito na   última quinta-feira, 12, e tem como motivo os protestos violentos em Brasília.

Os parlamentares enviaram uma carta pedindo ao governo que apoie a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

“Além disso, não devemos permitir que o sr. Bolsonaro ou qualquer outra ex-autoridade brasileira se refugie nos Estados Unidospara escapar da Justiça por quaisquer crimes que possam ter cometido durante o mandato”, disse a carta.

 

A carta foi assinada pelos deputados norte-americanos Gregory Meeks, principal democrata e ex-presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, Joaquin Castro, Ruben Gallego, Chuy Garcia e Susan Wild, entre outros.

O Departamento de Imigração dos EUA ainda nao respondeu a carta. O Departamento de Estado tem dito repetidamente que sua política é não discutir casos específicos de vistos. O secretário de Estado, Antony Blinken, disse na quarta-feira (11) que Washington não recebeu nenhum pedido específico do Brasil sobre Bolsonaro.

Bolsonaro viajou para a Flórida dois dias antes de seu mandato terminar. Antes da viagem consultou seus advogados se era crime não estar presente na passagem de faixa para o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir o cargo.

Com na sua ida aos Estados Unidos e a sua insistência em não reconhecer a derrota, seus apoiadores se sentiram motivados a fazer protestos violentos. No domigo, 8, depredaram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. O grupo  pedi um golpe militar para reverter a vitória eleitoral de Lula. Bolsonaro até hoje, 13 dias após a posse de Lula, continua como presidente em suas redes sociais.

Bolsonaro disse nas redes sociais que voltaria ao Brasil mais cedo do que o planejado por motivos médicos. Ele negou ter incitado seus apoiadores e disse que os manifestantes “passaram dos limites”.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo