Notícias
Tendência

Ministério Público identifica esquema de fraude de licitação em Aparecida de Goiânia

A operação foi feita pelo MPGO or intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)

Aparecida de Goiânia está entre as cidades que o Ministério Publico Estadual encontrou  ações de uma organização criminosa especializada em fraude de licitações. De acordo com a Operação Impostura, realizada pelo MPGO por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), as fraudes consistiam em alinhamento de preços entre os concorrentes em licitações, com o objetivo de burlar o caráter competitivo do certame.

Além de Aparecida de Goiânia, a Organização criminosa atuava em Goiânia, Anápolis, Brazabrantes, Pontalina, Piracanjuba, Nerópolis, bem como em órgãos do Estado e no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Hidrolândia. Até o momento, não foi identificadaa participação de servidor público.

De acordo com o MPGO, As contratações se referem a diversos produtos e serviços como serviço de iluminação pública, fornecimento de material didático, impressão de livros, fornecimento de materiais gráficos, emissão de boletos de arrecadação de IPTU, compra de tendas, banheiros químicos e serviços de publicidade.

Há indícios do envolvimento de quatro empresas criadas para participação, muitas vezes em simultaneidade, nas licitações.As investigações do Gaeco indicam que os sócios são laranjas ou ex-empregados das empresas.E os representantes nas licitações são, muitas vezes, familiares, empregados ou ex-empregados das 4 empresas investigadas.

Saiba mais detalhes na edição impressa de quarta-feira.

Leia a edição impressa desta terça-feira. 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo