ArtigoSaúde

A higiene das lentes

Por Humberto Borges | Oftalmologista

As lentes de contato são um importante recurso para a correção de problemas como miopia, hipermetropia ou vista cansada e são uma alternativa para melhorar a qualidade da visão. A Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, estima que no país tenha mais de 2 milhões de pessoas usando lentes. Seria uma Goiaba inteira usando as lentes de contato.
Os motivos são os mais diversos. São pacientes que não conseguem se adaptar ao uso de óculos, seja por desconforto durante a prática de esportes, pela visão insuficiente ou pela necessidade frequente de troca.
Segundo o oftalmologista Humberto Borges, é preciso antes de tudo disciplina e higiene adequada no uso das lentes, uma vez que elas sofrem interferências de fatores fisiológicos, como a própria lágrima, e também ambientais, como a poluição. Por essas e outras razões é importante se atentar à limpeza e manutenção das lentes, além de respeitar o prazo de validade. Além disso, é fundamental saber retirar e colocar as lentes adequadamente, evitando infecções ou problemas como colocá-las no olho errado ou invertidas.
Dessa forma, antes de mais nada é preciso higienizar as mãos e escolher começar a colocar ou retirar sempre pelo mesmo lado (direito ou esquerdo). Humberto Borges explica ainda que o paciente precisa ficar muito atento a qualquer sinal de problemas nos olhos e procurar um especialista que vai verificar se o uso das lentes está adequado. São cuidados necessários para uma vida melhor, vista com bons olhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo