Notícias
Tendência

Industria cresce em Goiás e ocupa da quarta posição no ranking nacional

Produção industrial registrou alta de 2,5% em janeiro, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Pernambuco e região Nordeste no ranking; em comparação a igual período de 2022, o crescimento foi ainda maior, de 3,5%

O setor industrial goiano cresceu 2,5% em janeiro, em comparação com dezembro de 2022. Com isso, alcançou o quarto lugar entre 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal — Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Goiás ficou atrás apenas do Espírito Santo, Pernambuco e Região Nordeste (inclui vários estados, mas segundo a metodologia da pesquisa corresponde a um único local).

Quando comparada a igual período do ano passado, a produção goiana teve alta de 3,5%. A produção de alimentos foi a maior responsável pelo crescimento, com alta de 5,5% na comparação com janeiro de 2022, sendo responsável por 2,5 pontos percentuais do aumento de 3,5% do estado. Destaque para produtos como carnes e miudezas de aves congeladas.

Em seguida aparece a metalurgia, que subiu 31,6% principalmente com produtos de ferroníquel e ouro em formas brutas para usos não monetários; seguida pela fabricação de farmacoquímicos e farmacêuticos, com crescimento de 23,7%. Apesar dos aumentos percentuais terem sido maiores do que o da produção de alimentos, as atividades têm menor peso na composição do índice.

“Tivemos um excelente resultado para início de ano. Goiás já começou 2023 em ritmo acelerado, trazendo novas indústrias e centros de distribuição. E seguirá trabalhando para promover cada vez mais avanços nos setores de indústria, comércio e serviços e se manter em destaque no Brasil”, afirma o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Apesar do crescimento, algumas atividades tiveram queda em janeiro de 2023: a fabricação de produtos químicos, recuo de 9,7%, e de máquinas e equipamentos, queda de 35,1%.

Nacional
No Brasil, a produção industrial caiu em oito dos 15 locais pesquisados em janeiro ante a dezembro. O recuo foi de 0,3% na média global, segundo o IBGE. Os maiores crescimentos foram registrados no Espírito Santo (18,6%), Pernambuco (17,3%), Região Nordeste (6,1%), Goiás (2,5%), Amazonas (2,4%), Ceará (1,5%) e Minas Gerais (0,6%).

 

 

 

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo