BrasilEspecialSaúde

Campanha em Goiás reforça a importância da doação de leite humano

Banco de leite do Hospital Estadual da Mulher já alimentou mais de 100 bebês prematuros hospitalizados na unidade

Neste 19 de maio, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destaca a importância da doação de leite humano no Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. No Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (BLH/Hemu), o Banco de Leite Humano depende das doações para atender os bebês prematuros que nascem na unidade, alimentando até dez recém-nascidos por dia com um litro de leite materno.

Só no mês de abril, 133 bebês prematuros internados na unidade receberam leite de 75 doadoras. Atualmente, o BLH conta com 75 voluntárias cadastradas e fornece leite humano pasteurizado para 130 bebês. As doações mensais totalizam aproximadamente cem litros. Embora o último mês tenha apresentado um cenário positivo, é fundamental ressaltar que as doações são sempre bem-vindas.

No Hemu, 133 bebês prematuros hospitalizados foram atendidos em abril com leite de 75 doadoras cadastradas no Banco de Leite Humano da unidade (foto: SES-GO)

A coordenadora do BLH, Renata Leles, ressalta a importância da doação do leite humano, uma vez que não pode ser produzido artificialmente. Ela celebra e agradece a corrente do bem formada pelas doadoras de leite humano e destaca a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, responsável por coletar o leite doado em domicílio.

Histórias de doadoras Mariana Yamada, profissional de Educação Física e professora de pilates, relata seu desejo de contribuir para a saúde e recuperação dos bebês que não podem ser alimentados pelas próprias mães. Mariana se tornou doadora desde as primeiras semanas de vida de sua própria filha, consciente da importância da doação de leite materno.

Professora de pilates Mariana Yamada é doadora de leite humano: “Eu queria contribuir para a saúde e recuperação desses bebês. E, felizmente, pude começar a doar desde as primeiras semanas de vida da minha bebê” (foto: divulgação)

Impacto da doação

O leite doado é destinado aos recém-nascidos nas UTIs neonatais, especialmente aqueles prematuros e com baixo peso. O leite materno desempenha um papel fundamental na redução de 13% das mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Portanto, a doação não apenas ajuda a salvar vidas, mas também não prejudica a mãe ou seu bebê, pois a produção de leite segue a lei da demanda: quanto mais for retirado, mais será produzido.

Coleta em domicílio

As mães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo número (62) 3956-2921 para receber as informações necessárias e solicitar a coleta em domicílio. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fornecendo frascos esterilizados adequados para a doação e cuidando do transporte do leite.

Requisitos para doação

Todas as mulheres que estiverem amamentando podem se tornar doadoras de leite humano. Os únicos requisitos são: apresentar exame de pré-natal que comprove ausência de doenças infectocontagiosas, não ser fumante, não ser usuária de drogas ou bebidas alcoólicas. Além disso, a doadora não deve ter recebido sangue nos últimos seis meses ou fazer uso de medicamentos que restrinjam a amamentação e, consequentemente, a doação de leite.

 

Leia a versão impressa do Diário de Aparecida

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo