BrasilGoiânia
Tendência

Estudantes de Goiânia conquistam prêmio internacional de robótica

Alunos ganharam destaque global na competição de robótica, apresentando inovação em um projeto de eficiência energética

Os alunos do Sesi Campinas, de Goiânia, conquistaram 1º lugar geral no FIRST LEGO League Open International, em Marrakech, Marrocos, neste domingo (dia 21). O grupo recebeu o prêmio principal, Champions Awards, e o terceiro lugar em Desempenho do Robô. A equipe Robotic Engineers, composta por oito alunos, é a única representante brasileira na competição, que conta com a participação de 66 times de mais de 50 países desde a última quinta-feira. O retorno do grupo a Goiânia está previsto para a próxima quarta-feira.

O Champions Awards reconhece a equipe que incorporou os valores da FIRST LEGO League, ao mesmo tempo que obteve excelência e inovação em Desempenho do Robô, Design do Robô e Projeto de Inovação.

Os membros do Robotic Engineers garantiram sua participação após um bom desempenho no 5º Festival Nacional de Robótica, realizado em março, em Brasília.

A modalidade é disputada por alunos de 9 a 16 anos, que formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs com peças de Lego, que devem cumprir uma série de atividades e acumular o máximo de pontos em três rodadas de dois minutos e meio. A equipe também é responsável por conceber e criar um projeto de inovação para resolver um problema real relacionado à temática da temporada, que este ano é energia elétrica.

Projeto

Os estudantes desenvolveram o projeto Coldneers, que consiste em um sensor de temperatura que aciona um sistema de resfriamento com bomba d’água, fixado com abraçadeiras de nylon e grampos tipo C, controlado por um Arduino – plataforma de prototipagem eletrônica.

Após testes, foram feitas algumas adaptações no projeto e o sistema foi implementado em usinas gerenciadas pelo Grupo Eficiência Solar, resultando em um aumento de até 33% na eficiência energética de uma usina residencial de um cliente da empresa.

A equipe é formada pelos alunos: Alissa Alves Amaral, Benício Oliveira dos Reis, Gustavo Pereira Herculano, Hugo Santhiago Lima do Carmo, João Carlos Filogonio Barbosa Rocha, João Pedro Pereira de Carvalho, João Vítor Gomes Oliveira e Yvelise Marques de Souza, juntamente com os professores Leandro Santos Hall e Alberto Roquete de Melo Junior. A diretora do Sesi Campinas, Michelle Bellei, e a gerente de Educação Básica do Sesi, Quissinia Freitas, também acompanham a equipe.

Leia a nossa edição impressa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo