MundoNotícias
Tendência

Crianças sobrevivem 40 dias na selva após queda de avião

O acidente ocorreu em 1º de maio, quando o avião decolou com destino a San José del Guaviare, uma das principais cidades da região amazônica colombiana, saindo de Caquetá

Uma notícia surpreendente e um verdadeiro milagre na Colômbia. Nesta sexta-feira (9), o presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou que quatro crianças foram encontradas vivas após passarem 40 dias perdidas na selva. O avião em que viajavam de Caquetá a San José del Guaviare, no sul do país, havia caído na densa floresta amazônica.

Os quatro irmãos, com idades de 13, 9, 4 e 1 ano, foram localizados pelas equipes de resgate entre Caquetá e Guaviare, nas proximidades do local onde a aeronave caiu na madrugada de 1º de maio, logo após relatar uma falha no motor. Infelizmente, o piloto do avião Cessna 206, a mãe das crianças, identificada como Magdalena Mucutuy, e uma terceira pessoa não resistiram ao acidente e faleceram.

O presidente Petro expressou sua felicidade diante do resgate milagroso, compartilhando em suas redes sociais: “Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas.”

Em uma coletiva de imprensa, o presidente informou que os sobreviventes foram encontrados juntos e estão em um estado frágil. Petro também revelou que as crianças se mantiveram sozinhas na selva e estão passando por avaliações médicas. As forças aéreas e terrestres colombianas desempenharam um papel fundamental na operação de resgate.

Os irmãos pertencem à etnia indígena uitoto e são compostos por uma criança de 13 anos, outra de 9 anos, uma de 4 anos e um bebê que completou 1 ano durante o período em que estiveram desaparecidos na selva. Agora, estão sob cuidados médicos enquanto sua saúde é monitorada.

As autoridades ainda não divulgaram detalhes específicos sobre o estado de saúde das crianças resgatadas. No entanto, relatos da imprensa colombiana indicam que elas estão desidratadas, apresentam picadas de insetos e algumas feridas leves, especialmente nos pés devido às longas distâncias percorridas descalças.

O acidente ocorreu em 1º de maio, quando o avião decolou com destino a San José del Guaviare, uma das principais cidades da região amazônica colombiana, saindo de Caquetá. Logo após a decolagem, o piloto reportou falhas na aeronave, que desapareceu dos radares pouco tempo depois. Inicialmente, foram encontrados os corpos dos três adultos a bordo.

Durante esses 40 dias de busca, as quatro crianças permaneceram desaparecidas, levantando preocupações e especulações sobre seu paradeiro. No último domingo (4), o programa de televisão “Fantástico” exibiu detalhes da operação de resgate realizada na imensidão da Amazônia colombiana.

Na época, o general responsável pelas buscas mencionou a possibilidade de as crianças terem sido sequestradas por guerrilheiros, mas felizmente essa hipótese foi descartada com o resgate bem-sucedido das crianças, trazendo um final feliz para essa história de sobrevivência extraordinária na selva colombiana.

 

*Com informações G1

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo