AparecidaCidades
Tendência

Aparecida ou Aparecida de Goiânia? Vilmar Mariano é contra mudança do nome da cidade

Assembleia Legislativa estuda mudança de nome, prefeito não concorda, mas Câmara Municipal quer ouvir população a respeito do assunto

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia pretende realizar consultas populares para discutir a preferência popular sobre a possível mudança de nome de Aparecida. A dúvida é: Aparecida de Goiânia ou apenas Aparecida? A Câmara reverbera projeto propondo a mudança, em tramitação pela segunda vez na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

O presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB), disse ao Diário de Aparecida que as datas e o formato das consultas serão discutidos na próxima semana, mas podem incluir audiências públicas e enquetes nas redes sociais.

A decisão foi tomada após o deputado estadual Paulo Cesar Martins (PL)  apresentar um projeto na Alego propondo a alteração do nome do município. O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, onde o relator, Lincoln Tejota (UB), solicitou informações adicionais ao Legislativo de Aparecida.

 De acordo com o deputado Paulo Cezar, ele solicitou a mudança para atender um pedido que teria sido feito ainda em vida pelo ex-prefeito  da cidade Maguito Vilela. O deputado argumenta que, além de tratar-se de um sonho do “maior benfeitor da história de Aparecida de Goiânia – Maguito Vilela –, a mudança contribui para elevar a autoestima da população aparecidense”.

O projeto prevê que os mapas e os novos documentos oficiais que se referirem ao município como sendo Aparecida de Goiânia sejam alterados, após plebiscito junto à população. Paulo Cezar ressalta que Aparecida é uma das cidades que mais crescem no País e hoje, ao contrário de tempos passados, já não é mais uma “cidade-dormitório”, mas um dos municípios mais prósperos do Brasil, com forte vocação para o desenvolvimento industrial.

Já o presidente da Câmara, André Fortaleza, enfatiza que é importante ouvir a opinião da população, uma vez que a proposta afeta todos os habitantes do município. Ele explicou que após coletar as opiniões dos moradores, a Câmara Municipal encaminhará um parecer para a Alego, que decidirá se o projeto será aprovado ou rejeitado.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas), comentou sobre o assunto no Podcast Café com Professor Alcides, comandado pelo deputado federal Professor Alcides (PL) na quinta-feira, 8 de junho. “Porque ele não vai trocar o nome de Quirinópolis, já que ele é de lá? Aqui ‘nós cuidamos’. Temos um deputado daqui”, disse o prefeito mostrando insatisfação com a proposta e com o deputado que, recentemente, criticou a gestão de saúde da cidade. O prefeito sugeriu, no podcast que ao invés de criticar e sugerir troca de nomes, o deputado deveria colocar dinheiro de emendas parlamentares para que se possa cuidar da saúde de Aparecida de Goiânia.

Por outro lado, é importante ressaltar que desde o segundo mandato de Ademir Menezes a logomarca da Prefeitura Municipal não contém o “de Goiânia”. No início do segundo mandato de Gustavo Mendanha (MDB), foi encaminhado projeto para a Câmara Municipal com uma logomarca oficial da Prefeitura apenas com Aparecida e com a bandeira da cidade, que foi aprovada.

Conforme a Secretaria de Comunicação da Cidade, na época, a medida visava economia ao evitar que a mudança de prefeito provocasse despesas com alteração de nova marca e, ao mesmo tempo, reafirmava de forma explícita a marca apenas com o nome Aparecida.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi contatada na sexta-feira, 9, para comentar sobre o projeto e a decisão da Câmara de discutir o assunto. Em sua resposta, a prefeitura destacou que os poderes Executivo e Legislativo são independentes e autônomos, e que a proposta de mudança de nome está sendo discutida no âmbito legislativo.

A prefeitura disse ainda que, no momento, está focada em promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, independentemente da nomenclatura da cidade, que atualmente possui cerca de 600 mil habitantes e é o segundo maior PIB do Estado de Goiás.

Saiba mais sobre a mudança de nome de Aparecida:

Aparecida de Goiânia foi estabelecida como município pela Lei nº 4.927, em 14 de novembro de 1963. Inicialmente, o povoado surgiu a partir de uma doação de terras feita por um grupo de fazendeiros à Igreja Católica. Essas terras faziam parte do município de Pouso Alto, que hoje é conhecido como Piracanjuba. Ao longo de sua história, o pequeno aglomerado urbano cresceu e se tornou uma vila, e posteriormente um distrito.

Durante esse processo, Aparecida de Goiânia teve diversos nomes, como Aparecida, Vila Aparecida de Goiás, Distrito de Goialândia, Distrito de Aparecida e Aparecida de Goiânia. No entanto, em novembro de 1963, com sua emancipação política, recebeu o nome definitivo de Aparecida de Goiânia.

O deputado Paulo Cezar Martins argumenta que o último nome não é consensual entre os moradores do município, pois sugere uma “submissão” a Goiânia. Por fim, o parlamentar defende que apenas um plebiscito pode resolver a polêmica, pois a palavra final deve ser dada pela população de Aparecida.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo