GoiásGoiás OnlineNotícias
Tendência

Goiás lidera número de trabalho escravo no Brasil

Foram resgatados 390 trabalhadores em condições análogas a escravidão este ano em Goiás

Entre janeiro e 14 de junho deste ano, 1.443 indivíduos foram resgatados de condições de trabalho semelhantes à escravidão, graças às ações de fiscalização. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou um balanço indicando que 174 estabelecimentos foram inspecionados no período, resultando no pagamento de mais de R$ 6,9 milhões em remunerações e indenizações trabalhistas por trabalho escravo.

Essas cifras significam um aumento considerável em comparação ao mesmo período em 2022, que registrou 61 ações e 500 trabalhadores resgatados. Goiás liderou o número de resgates em 2023, com 390, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 304. Desde sua formação em 1995, os grupos móveis de fiscalização do MTE, trabalhando em conjunto com outros órgãos públicos, resgataram 61.711 pessoas.

Dessas, 55.429 estavam em áreas rurais e 6.282 em áreas urbanas. Além disso, as ações fiscais deste ano retiraram mais de mil crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, do trabalho infantil. Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco foram os estados com o maior número de ocorrências.

Os estados com maior número de resgates de trabalho escravo foram: Goiás: 390 Rio Grande do Sul: 304 Minas Gerais: 207 São Paulo: 184

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo