Turismo em Goiás
Tendência

Povoado quilombola goiano vai integrar projeto nacional de turismo

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem como objetivo promover o turismo de base comunitária e valorizar as comunidades indígenas e quilombolas

O Povoado Quilombola do Moinho, localizado em Alto Paraíso, Nordeste goiano, foi selecionado como uma das quatro comunidades para integrar o Projeto Experiências do Brasil Original, que receberá investimentos para o desenvolvimento do turismo na região.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem como objetivo promover o turismo de base comunitária e valorizar as comunidades indígenas e quilombolas. Além disso, busca ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, criando experiências memoráveis e transformativas oferecidas nesses territórios.

A comitiva do Governo de Goiás, representado pela Agência Estadual do Turismo (Goiás Turismo), visitou o Povoado Quilombola do Moinho para dar início aos diagnósticos dos roteiros que serão integrados ao projeto. A visita foi acompanhada pelo gerente de estudos, pesquisa e qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, e pelo coordenador de estruturação e produtos turísticos, Luciano Guimarães.

O Projeto Experiências do Brasil Original busca transformar a vida das populações mais vulneráveis, permitindo que as próprias comunidades locais sejam protagonistas das experiências oferecidas aos visitantes. A escolha de Goiás, em particular da região da Chapada dos Veadeiros, levou em consideração a rica biodiversidade, gastronomia com alimentos orgânicos e conhecimentos tradicionais em cura através de ervas medicinais presentes na comunidade do Povoado Quilombola do Moinho.

Além dessa comunidade goiana, outras três serão beneficiadas pelo projeto: a Comunidade Terra Quilombola África, no Pará; a Comunidade Indígena Raposa I, em Roraima; e a Comunidade Indígena Borari, no Pará.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo