Turismo
Tendência

Goianos se apaixonam por histórias e paisagens fascinantes dos 10 países mais novos do mundo

Passeios podem ser marcados por desafios, por conta de infraestrutura precária e conflitos sociais e políticos

Se aventurar pelos países mais novos do mundo pode ser uma experiência emocionante e única. Esses países, quase sempre, têm uma cultura vibrante e uma atmosfera de descoberta. Visitá-los é uma oportunidade de explorar lugares pouco conhecidos, desfrutar de paisagens naturais deslumbrantes, aprender sobre a história recente dessas nações e experimentar a autenticidade de suas tradições.

Os países caçulinhas – como Timor-Leste, Sudão do Sul e Kosovo, por exemplo – têm histórias fascinantes de suas lutas pela independência e construção de suas identidades nacionais.

 

Timor leste é um dos destinos que encantam os goianos
Timor leste é um dos destinos que encantam os goianos

Em Timor-Leste é possível visitar praias paradisíacas e mergulhar nas águas cristalinas do Mar de Timor, além de explorar a capital Díli e testemunhar a combinação de influências portuguesas, indonésias e locais na cultura e na culinária.

Sudão do Sul tem história e paisagens apaixonantes
Sudão do Sul tem história e paisagens apaixonantes

Ao visitar países como o Sudão do Sul, é quase obrigatório desfrutar de safáris emocionantes e conhecer animais selvagens em seu habitat natural. Visitar Juba, a capital do Sudão do Sul, também permite conhecer as comunidades locais e descobrir as tradições culturais únicas da região.

Além disso, a hospedagem e os serviços podem ser mais acessíveis em países mais novos, o que pode tornar sua aventura mais econômica em comparação com países mais populares e conhecidos.
No entanto, é importante estar ciente dos desafios ao viajar para essas nações. Elas podem ter infraestrutura menos desenvolvida, dificuldades políticas ou sociais e problemas de segurança. Portanto, é aconselhável fazer uma pesquisa completa e entrar em contato com as autoridades locais ou obter conselhos de especialistas em viagens antes de se aventurar nesses países.

Os dez países mais novos do mundo

Sudão do Sul: localizado no nordeste da África, esse país começou a existir oficialmente em julho de 2011, depois de um referendo em que 98% dos habitantes reivindicavam a total independência dele.
Kosovo: localizada na penísula dos Bálcãs, essa nação alcançou a sua independência no ano de 2008, depois de eclodirem vários sangrentos conflitos separatistas na região.

Sérvia: Localizada no sudeste da Europa, a Sérvia pertencia à Iugoslávia. Se tornou uma nação independente desde o ano de 2006.

Montenegro: Mais um país localizado na região dos Bálcãs, Montenegro participou do mesmo processo de dissolução que a Sérvia e se tornou totalmente independente no ano de 2006.

Timor Leste: Localizada no sudeste asiático, se tornou uma nação autônoma em 1975, mas depois foi invadida e acabou virando território da Indonésia. A independência definitiva só aconteceu no ano de 2002.
Palau: Formado por um arquipélago com mais de 500 ilhas, no oeste do Oceano Pacífico, esse país fazia parte do território dos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Sua independência aconteceu somente em 1994, quase 50 anos depois do conflito.

Eritreia: cidade portuária localizada no nordeste da África, na costa do Mar Vermelho, essa colônia italiana acabou se tornando parte da Etiópia. Só em 1993 que o país foi considerado totalmente independente e livre das amarras africanas. A arquitetura, com influências italiana, egípcia e turca, é de encher os olhos.
República Tcheca: localizada na Europa Central, esse país se tornou independente no ano de 1993, depois de 75 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, quando foi criado.

Eslováquia: Mais um país localizado na Europa Central, vivenciou o mesmo processo separatista que a República Tcheca e conquistou a sua independência em 1993.

Macedônia: Outra nação localizada na Penísula dos Bálcãs, a Macedônia foi considerada independente em 1993.

Leia também a edição impressa deste sábado

Matéria desenvolvida pela jornalista Luciana Brites

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo