Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor industrial de Aparecida de Goiânia criou 43% das 2.891 vagas de carteira assinada formadas de janeiro a setembro deste ano.
Considerando os setores de serviços, indústria e comércio, que são os maiores empregadores de Aparecida, a indústria gerou 1.264 novos postos de trabalho nos sete polos industriais e logísticos do município. O ramo de serviços aparece em segundo lugar, com 904 vagas (31% do total), seguido pelo comércio, que abriu 672 vagas (23% do total).
De acordo com a pesquisa, entre esses três principais ramos empregadores de Aparecida, a indústria foi a única que criou novas vagas consecutivamente de janeiro a setembro. Destaque para o mês de julho, na abertura do segundo semestre, quando o segmento industrial gerou 314 novos postos de trabalho.
Para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), esse cenário é o reflexo dos investimentos do poder público municipal. “Assim como o ramo de prestação de serviços e o comércio, a indústria é um segmento muito forte na geração de empregos em nossa cidade. Esse cenário que a gente vê hoje é reflexo de investimentos que o poder público municipal tem feito para desburocratizar a atividade das empresas e incentivar a expansão do setor produtivo”, comenta.
Ele destaca que, no fomento ao setor produtivo, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia criou em sua administração o Comitê Permanente de Desburocratização, um órgão colegiado com participação de entidades de classe e outros órgãos governamentais que busca identificar e solucionar gargalos na prestação de serviços públicos às empresas.
Além disso, tem feito a regularização fundiária de empresas sediadas nos polos empresariais e industriais, visando prover segurança jurídica para estimular a expansão das empresas, entre outras ações. A Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap) será responsável por atrair novas indústrias para a cidade.
“O prefeito Vilmar Mariano mantém Aparecida nos trilhos do desenvolvimento ao organizar a Codap e estabelecer parcerias com o governador Ronaldo Caiado para implantação de novos parques industriais”, afirma o presidente da Codap, Luiz Maronezi. O secretário de Indústria e Comércio, Felismar Martins, destaca que desde o início do processo de industrialização de Aparecida, há cerca de três décadas, as indústrias se consolidaram como importante pilar da economia local.
“É um setor que gera muitos empregos e contribui bastante para a arrecadação municipal, que retorna para a população nos serviços e obras realizados pela Prefeitura de Aparecida.”
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.