Aparecida
Tendência

Aparecida de Goiânia celebra 60 anos como 2º maior município do estado, com quase 530 mil habitantes

Boom econômico faz explodir população: em seis décadas, bairros na cidade vão de 23 para 300

Por Eduardo Marques

 

Aparecida de Goiânia comemora amanhã (14/11) seu aniversário de 60 anos de emancipação política e administrativa, fato que dividiu a linha do tempo da cidade entre antes, quando era o distrito de Goialândia, e agora, sendo o município que o Brasil e o mundo conhecem.

Aparecida conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963. Na época, já havia se passado 41 anos da fundação histórica, em 11 de maio de 1922, quando foi erguido o famoso Cruzeiro no local hoje conhecido como Praça da Matriz, onde fica o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Portanto, o calendário anual de Aparecida tem duas datas de relevante valor histórico para o município: 11 de maio, aniversário de fundação da cidade, que neste ano completou 101 anos; e 14 de novembro, emancipação política e administrativa.

A Missa em Ação de Graça pelos 60 anos de emancipação política e administrativa de Aparecida foi celebrada ontem (12/11). A reunião religiosa, que teve início às 8h, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino, e acompanhada pelo prefeito Vilmar Mariano (MDB) e o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB).

A autonomia administrativa de Aparecida foi conquistada com a sanção da Lei nº 4.927, proposta e aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A legislação elevou o então distrito de Goialândia à categoria de município. O Projeto de Lei de Emancipação de Aparecida teve a participação fundamental dos deputados Iris Rezende Machado e Olinto Meireles.

Vanguarda na geração de empregos no Brasil

Com sua independência administrativa garantida em 1963, Aparecida iniciava ali sua trajetória de desenvolvimento socioeconômico. Nessas seis décadas, Aparecida se tornou o segundo maior município de Goiás, com quase 530 mil habitantes, e um dos municípios mais importantes do País.

Em 2017, por exemplo, a cidade foi apontada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) como a segunda maior cidade do Brasil em geração de empregos, na mesma década em que sua economia cresceu 155%, saindo de R$ 5,8 bilhões em 2008 para R$ 14,8 bilhões em 2022, segundo dados do IBGE. Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para mais de 300 bairros na atualidade.

“Ou seja: são números que mostram como Aparecida é uma cidade pujante, moderna, que olha para o futuro sem esquecer das raízes plantadas no passado. Com boa gestão fiscal, política e administrativa, o nosso município se desenvolve a cada dia mais, atraindo olhares do Brasil e do mundo”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Feriado municipal

No dia em que Aparecida celebra sua emancipação política é feriado municipal. No dia seguinte, 15 de novembro, é comemorada a Proclamação da República, feriado, desta vez, em todo território nacional. Hoje (13/11) foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais.

 

Veja também:

10 lugares para turistar em Aparecida de Goiânia

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo