AparecidaNotícias
Tendência

Cerveja produzida em Aparecida de Goiânia é eleita a melhor do Brasil

Colombina Cold Brew Lager é a grande vencedora da 3ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Abracerva

A cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, celebra a conquista da Colombina Cold Brew Lager, eleita a melhor cerveja do Brasil na 3ª Copa Cerveja Brasil, organizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). A premiação ocorreu em São Paulo, revelando os grandes destaques cervejeiros do país em 2023.

Pela primeira vez, a Copa Cerveja Brasil contou com uma abordagem abrangente, percorrendo todas as regiões brasileiras para avaliar presencialmente as cervejas de fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs. O processo envolveu mais de 100 jurados ao longo de seis etapas, que analisaram mais de 1125 rótulos.

A Colombina Cold Brew Lager, produzida pela Cervejaria Colombina, se destacou como a grande campeã, conquistando não apenas a medalha de ouro em sua categoria, mas também o título de “Best of Show”. A cerveja é uma pilsen com infusão a frio de café, representando a aposta da família Mercês, fundadora da cervejaria, em valorizar os ingredientes goianos e o regionalismo.

Cerveja Colombina Cold Brew Lager. Foto: divulgação
Cerveja Colombina Cold Brew Lager. Foto: divulgação

Patrícia Mercês, sócia-fundadora e diretora-executiva da Cervejaria Colombina, destaca que a escolha do café vai além de uma tendência de mercado, sendo uma maneira de enaltecer os sabores locais. “Utilizamos muitos ingredientes locais nas nossas cervejas, desde especiarias, como limão-china e pimenta bode, até frutas como a baunilha do cerrado, o pequi e a mutamba”, explica.

O nome “Colombina” é uma homenagem à personagem da comédia italiana dell’arte do século XVI, conhecida por sua inteligência e força. Essas características também refletem a trajetória da família Mercês, que ao longo de gerações tem superado desafios no mercado cervejeiro.

A conquista na Abracerva coloca a Colombina Cold Brew Lager na competição internacional do World Beer Cup, a Copa do Mundo das Cervejas, programada para abril de 2024 em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, destaca o compromisso da associação em valorizar as cenas cervejeiras locais e unir o segmento. A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site oficial da Abracerva link.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo