AparecidaCidades
Tendência

Chuvas em Goiás podem superar os 200mm; entenda

Especialistas alertam população para medidas de autoproteção

Uma previsão de meteorologistas brasileiros aponta que o volume de chuvas no Brasil deve aumentar significativamente devido à instalação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), prevista para começar na próxima semana, segundo veiculado pelo portal Compre Rural. O eixo principal da volumosa chuva está alinhado sobre diferentes regiões do país afetando, principalmente, o Centro-Oeste, em estados como Goiás e Mato Grosso. 

No início deste ano, a Zona de Convergência trouxe grandes volumes de chuva para cidades como Cristalina, Novo Gama e Corumbá 4. As chuvas volumosas superaram os 100mm, em um intervalo de 24h.

Segundo o boletim do tempo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão para os próximos dias é de pancadas de chuvas intensas e isoladas, com destaque para cidades da região centro-sul do Estado, como o município de Aparecida de Goiânia, localizado na região metropolitana. 

O documento emite alerta para chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios, podendo provocar queda de árvores, alagamentos e outros transtornos. A população é orientada a adotar medidas de autoproteção, incluindo não permanecer em áreas de inundação.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), há cinco classificações de intensidade de chuva, que vão desde fraca a forte. Confira quais são eles:

– Chuva fraca – de 0,1 a 10 mm/h

– Fraco-moderada – de 10 a 20 mm/h

– Moderada – de 20 a 30 mm/h

– Moderada-forte – 30 a 40 mm/h

– Forte – acima de 40 mm/h

As previsões máximas para Goiás, segundo a pasta, é de 15,0mm de chuva para a Região Sudoeste nesta quinta-feira (15/2).

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo