AparecidaBrasilGoiásNotíciasPolíticaSaúde
Tendência

Insegurança alimentar no Brasil cai 30% em 2023

Estudo aponta que 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no país em 2023

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ) aponta que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil, e outras 20 milhões deixaram de sofrer de insegurança alimentar moderada em 2023. Os dados do levantamento foram divulgados nesta segunda-feira (11).

Segundo o estudo, a redução estimada na quantidade de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar no Brasil está relacionada à queda do desemprego, com a dinâmica favorável dos preços, principalmente dos alimentos. 

O crescimento da renda da população, guiado pelos ganhos com os programas de transferência de renda e pelo reajuste acima da inflação do salário mínimo, também são apontados como colaboradores desta nova realidade. 

Segundo a pesquisa, a recomposição do poder de compra fortalece a tendência da redução da insegurança alimentar e nutricional da população.

“As pessoas ganharam mais do que perderam com a inflação. Mas o maior elemento é a política de aumento do salário mínimo, que atinge todos os brasileiros, mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo são afetadas”, explica o ex-ministro de Combate à Fome, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura de 2012 a 2019, e um dos fundadores do Instituto Fome Zero, José Graziano.

As estimativas do Instituto sugerem que, após subir de 20,6% para 32,8% entre 2018 e 2021, o nível de insegurança alimentar caiu e chegou a 28,9% em 2023.

Para chegar aos resultados obtidos, o estudo foi realizado a partir do cruzamento de dados do IBGE, recolhidos da Pesquisa de Orçamento Familiar e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo