Notícias

Prefeitura de Goiânia orienta sobre coleta e destinação de animais mortos

A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), promove ações de remoção de animais mortos em vias públicas e/ou domicílio em toda a capital. Os servidores envolvidos no trabalho utilizam equipamentos de proteção como máscaras, luvas e sacos plásticos apropriados para o armazenamento da carcaça.

Para solicitar a remoção em vias públicas, o cidadão deve ligar no teleatendimento (62) 3524-8555/3524-8500 ou pelo Whatsapp da Comurg (62) 9 8596-8555 e a coleta neste caso é gratuita. Para a remoção domiciliar é preciso ligar no telefone (62) 3524-3414 para emissão do boleto de pagamento, nesta situação é cobrado R$3,75 por quilo, não podendo exceder a dez quilos. Animais de grande porte precisam de transporte especial e de uma pá mecânica para a conclusão da remoção.

Em abril deste ano foram recolhidos cerca de 111 animais, sendo o número de coleta domiciliar superior ao quantitativo das vias públicas. Em média, a remoção é realizada em até duas horas após o acionamento das equipes. Todos os animais de pequeno ou grande porte são direcionados ao aterro sanitário. Caso o dono decida levar o animal diretamente ao aterro, não é cobrada a taxa.

A Comurg destaca que o descarte irregular em local público incorre em infração e provoca transtornos como mau cheiro, acidentes, surgimento de animais peçonhentos, larvas e o entupimento de bueiros, causando alagamentos no período chuvoso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo