Notícias

Rejeição a Marconi vai cair no colo do prefeito

O ex-governador Marconi Perillo, hoje uma espécie de “amigo secreto” do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e também seu principal conselheiro político, terminou a eleição de 2018 não apenas em 5º lugar na corrida para o Senado, como também na condição de candidato majoritário mais rejeitado pelo eleitorado.

Em Goiânia e Aparecida, Marconi ficou em 6º lugar, atrás até do inexpressivo Agenor Mariano, lançado pelo MDB por falta de outro nome melhor. Na reta final da campanha, o ex-governador tucano chegou a aparecer com 43% de rejeição em pelo menos uma pesquisa. Em outras, ficou inevitavelmente acima de 30%, sempre em 1º lugar.

Ou seja: entre um terço e metade dos goianos desenvolveram uma ojeriza tão grande pelo nome de Marconi que ele passou a ser o principal fator negativo daquela eleição, influindo decisivamente, por exemplo, para puxar para baixo a candidatura do governador Zé Eliton – o preposto que ele escolheu para tentar continuar mandando, na visão do eleitor comum. Em faixas específicas da população, como os formadores de opinião que exibem o curso superior no currículo, Marconi chegou a 45% cravados de rejeição.

É essa bomba que vai estourar agora no colo de Gustavo Mendanha, com a decisão de se filiar ao PSDB. O partido e sua principal cabeça são tóxicos a tal ponto que poderão contaminar a figura do prefeito aparecidense até mesmo na sua base municipal, onde é reconhecido e já teve boa aprovação, destruindo a sua imagem ao incorporar os desgastes dos tucanos e da sua maior liderança.

Os governos do PSDB e Marconi imaginavam que seriam lembrados pela História como responsáveis por realizações como o Vapt Vupt, a Renda Cidadã, a Bolsa Universitária, o Cheque Moradia e outras novidades introduzidas nas duas décadas passadas no imaginário da sociedade goiana. Mas, não. O que acabou saltando à vista foi um dos maiores descalabros financeiros e administrativos da história, algo poucas vezes visto em outros Estados, comprometendo qualquer coisa que se tenha feito de positivo. É isso que o PSDB e Marconi significam. E vai agora para as costas de Mendanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo