Política

Índice de Caiado equivale a 58% dos votos válidos: eleição será liquidada no 1º turno

Governador tem mais sufrágios que a soma dos seus adversários, o que é suficiente para ser declarado vitorioso em rodada única

Divulgação

Da Redação

 

Pré-candidato à reeleição, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) teria, se a eleição fosse hoje, 58% dos votos válidos. Os números são da pesquisa de responsabilidade do Instituto Brasmarket, realizada entre os dias 9 e 13 de maio sobre a disputa estadual. Neste cenário, o atual governador seria reeleito no 1º turno com porcentual de votos semelhante ao alcançado há quatro anos. Ou seja: Caiado não perdeu capital político desde a eleição de 2018. Ou, se perdeu eleitores em alguma faixa, conquistou outros para compensar.

A pesquisa do Brasmarket é a 2ª a indicar para a resolução da eleição deste ano em 1º turno: a 1ª foi a do instituto Serpes, que também apontou para a inexistência de 2º turno, quanto aos votos válidos. Os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, são o cerne dos critérios utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a totalização e divulgação dos resultados de cada pleito.

Em 2018, o governador Ronaldo Caiado foi eleito no 1º turno com 1.773.185 votos, ou 59,73% dos votos válidos. Agora, pelo levantamento do Brasmarket, chega a 58%. A pesquisa do instituto Brasmarket aponta que o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (Patriota) tem hoje 21,1% dos votos válidos. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) soma 12,6%; o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), 7,2%; e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT) é lembrado por apenas 1%.

Ronaldo Caiado crava 58% contra 42% da soma das intenções de voto de seus potenciais adversários na eleição do próximo dia 2 de outubro (ou 16 pontos porcentuais). Sobre Gustavo Mendanha, o segundo mais lembrado pelo eleitor goiano, o atual governador leva uma vantagem de 36,9 pontos porcentuais.

O Instituto Brasmarket também simulou um cenário sem o ex-governador Marconi Perillo, que ainda não decidiu se disputará pela 5ª vez o governo de Goiás. Sem o tucano, o governador Ronaldo Caiado dispara ainda mais e alcança 63,9% dos votos válidos na disputa pela reeleição.

Gustavo Mendanha marca 26% dos votos válidos. Desafiante, o ex-prefeito está 37,9 pontos porcentuais atrás de Caiado. Major Vitor Hugo tem 8,4% dos válidos; Wolmir Amado, 1,7%. Nessa simulação, Ronaldo Caiado soma 63,9% contra 36,1% de seus adversários somados, distância de 27,8 pontos para os concorrentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo