Serpes
Saiu a 2ª pesquisa do instituto Serpes, considerado o estabelecimento dedicado a levantamentos eleitorais, em Goiás, de maior seriedade e credibilidade. Encomendado pelo jornal O Popular, o resultado representou mais um balde de água gelada nas cabeças da oposição, principalmente seus representantes na disputa eleitoral deste ano com vistas ao Palácio das Esmeraldas: Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT), Gustavo Mendanha (Patriota) e Marconi Perillo (PSDB), este último ainda dependendo de uma confirmação que ele promete só para o dia 5 de agosto, prazo final para a realização das convenções partidárias.
Conforme esperado, a pesquisa do Serpes trouxe uma batelada de boas notícias para o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele, mais uma vez, teve confirmado o 1º lugar, com mais que o dobro das intenções de votos sobre o 2º colocado. No cômputo dos votos válidos, Caiado está a apenas 7 casas decimais mais um voto para vencer no 1º turno, repetindo a façanha de 2018.
Os dados revelam também que, contra a reeleição do governador, não se levantou ainda nenhum adversário em condições de fazer frente à sua recondução para mais um mandato. Todos os oponentes, de uma forma ou de outra, exibem fraquezas e falta de competitividade, mostrando que o pleito caminha para um desfecho sem possibilidade de qualquer surpresa.
Caiado irá às urnas dia 2 de outubro sustentando um governo que reconstruiu as finanças do Estado, apostou na regionalização da Saúde, investiu pesado na Educação e criou um leque nunca visto antes de programas sociais para combater a pobreza, além de ter resolvido a questão da Segurança Pública – área em que todos os governos anteriores falharam, sem exceção. São muitas as bandeiras consistentes disponíveis para que o atual governador, que terá o maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, possa fazer uma campanha de convencimento do eleitorado, ampliando ainda mais a sua aceitação.
Por mais torcida que possa haver de parte a parte, com os candidatos oposicionistas sonhando com milagres e reviravoltas sem a menor base factual, pelo menos até o presente momento, os fatos e a lógica histórica das disputas em Goiás demonstram que a reeleição de Caiado é logo ali.