Editorial

Última semana

Em uma fazenda em Mineiros, no extremo sudoeste goiano, a 420 km de Goiânia, nasce o Rio Araguaia. Ele começa com pequenas trilhas, sem atrativo, um córrego inocente que depois de cortar sete municípios com muita água e areia, vira aquela imensidão de 2.627 km de extensão. Os cursos de águas  banham os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará.

 

Uma das maiores atrações turísticas do Estado de Goiás entrou na última semana de férias do mês de julho, é a Temporada do Rio Araguaia que dá o tom da despedida e convida os visitantes a aproveitar a companhia dos amigos, da areia, da água gelada com maior intensidade para deixar aquela saudade boa.

 

O Governo de Goiás preparou estruturas para garantir aos turistas um acampamento seguro e pacífico às margens do rio. Em parceria com secretarias estaduais, prefeituras e iniciativas privadas, ações de educação ambiental estão em atuação nos 30 dias de férias, assim como agentes do Corpo de Bombeiros permanecem em circulação para que a alegria e a diversão sejam inesquecíveis.

 

De forma pedagógicas equipes visitam as caravanas que vão até o noroeste do estado orientando sobre a destinação adequada dos resíduos produzidos, além de fiscalização para coibir a pesca predatória e depredação dos recursos naturais para que não precise de operações extensivas das autoridades de segurança ambiental.

 

A Caminhada Ecológica, que faz parte da temporada, teve sua 29ª edição no sábado (23). Após 310 quilômetros percorridos em trechos de 10 cidades finalizadas nas margens do Rio Araguaia, o grupo de 22 atletas foi recebido pelo governador Ronaldo Caiado com grande celebração popular.

 

Caiado trouxe um apelo de que todos se envolvam nos cuidados para que o meio ambiente seja cada vez mais rico em água. “É importante a conscientização de  diversão com preservação, e ainda levar esse sentimento junto à nossa geração. Isso faz parte do desenvolvimentista do País”, orientou

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo