Editorial

Expectativa

O retrato de uma Aparecida de Goiânia esquecida pelo Poder Público Municipal está estampada no noticiário local. Em especial o Diário de Aparecida tem publicado, diariamente, reportagens cujas pautas trazidas à redação e aos nossos repórteres por moradores mostram o abandono de inúmeros bairros diante da inércia da prefeitura e do agravamento de problemas como a falta de iluminação pública, mato alto abundante, lixos e entulhos nas margens das vias e em lotes baldios, ruas esburacadas, dificuldades para atendimento nos postos municipais de Saúde, ausências de amparo social, política habitacional, insegurança alimentar e muito mais.

 

Há bairros em que a população é obrigada a se sujeitar a uma rotina muita poeira no ar, devido à falta do asfalto, que além de dificultar a limpeza dos ambientes, agravam os problemas respiratórios. Pasmem, há setores que esperaram por 6 anos pela troca das lâmpadas queimadas dos trechos escuros. Ainda, há os pais e responsáveis que convivem com a inação da prefeitura em não se movimentar para dar resposta à falta de vagas em creches para um déficit de mais de 30 mil crianças de 6 meses a 5 anos, números do Instituto Rui Barbosa.

 

Referente ao asfalto, em 2021, repercutiu a notícia de que os mais de 35 bairros, ainda sem o benefício, seriam pavimentados até 2024. Talvez dê tempo, pois o município tem o novo prefeito, Vilmar Mariano, empossado desde o dia 31 de março deste ano, dotado de um perfil administrativo que inspira firmeza, diferente do gestor anterior, Gustavo Mendanha, que infelizmente, deixou no papel promessas, por exemplo, como a implantação de um Banco de Alimentos, construção do hospital do câncer e nova maternidade exclusiva para a saúde da mulher.

 

A presença de Vilmarzinho na prefeitura faz renascer a expectativa nos moradores da 2ª maior cidade de Goiás para a solução de problemas sociais e de infraestrutura que se arrastam por décadas. Segundo o prefeito, com o objetivo de destravar serviços e obras, mudanças na esfera das secretarias estão por vir. A manobra resultará na ampliação da autonomia dos comandos das pastas em dar celeridade aos serviços que com engajamento podem ser resolvidos em apenas um dia.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo