Editorial

2024

Encerrado o 1º turno das eleições em Goiás, com a definição sobre os nomes que ocuparão o governo do Estado, a vaga senatorial, as 17 cadeiras na Câmara Federal e os 41 lugares na Assembleia Legislativa a partir do início do ano que vem, as atenções da classe política se voltam para os próximos pleitos, 2024, municipal, e 2026, novamente estadual.

Vamos falar, neste editorial de 2024. E em Aparecida, a 2ª cidade mais populosa do Estado, com uma prefeitura cujo orçamento anual alcança a fábula de R$ 1 bilhão 600 milhões de reais, isso em 2022, prevendo-se aumentos expressivos para os próximos anos.

O atual prefeito, Vilmar Mariano, é candidato à reeleição. Suas possibilidades de sucesso estão atreladas diretamente ao seu desempenho no cargo. Se não entregar obras de relevo e se não atender as demandas da população, principalmente em áreas estratégicas como a iluminação pública, o asfalto nos bairros e a limpeza urbana, em que se inclui a roçagem do mato alto, a sua recondução se tornará difícil.

Adversários credenciados se interporão entre Vilmarzim e a continuidade. Dois dos cogitados são os deputados federais Delegado Waldir e João Campos, ambos derrotados na corrida para o Senado. Qualquer um deles pode concorrer, com base nas boas votações que, mesmo perdendo, tiveram em Aparecida.

Não é só. O presidente da Câmara Municipal André Fortaleza cresceu politicamente e hoje reconhecidamente tem cacife para postular a cadeira principal da Cidade Administrativa. É um quadro de renovação, que começou a se estadualizar a partir da projeção como cabo eleitoral de expressão no pleito deste ano.

Poderão surgir novidades, é claro. Os deputados federal Prof. Alcides e estadual Veter Martins seriam postulantes naturais, diante dos bons resultados nas urnas aparecidenses, porém terão que se conformar em apoiar Vilmarzim, que deu a ambos o seu apoio integral para as vitórias obtidas neste ano.

Fora daí, qualquer outra candidatura entra no campo do inesperado e da surpresa. Mas pode acontecer. E, desde já, é exercício de futurologia imaginar quem teria mais chances de sucesso, pelo menos em razão das informações e avaliações disponíveis por ora. Mas, com certeza, será um páreo duro, muito disputado por se tratar do comando administrativo e político de um dos municípios situados entre os 5 mais importantes de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo