Cultura

Prefeitura projeta reestruturação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com reajuste salarial para músicos

Projeto que concede benefícios é avaliado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e será encaminhado à Câmara Municipal para votação.

Foto: Secult

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), projeta reestruturação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com reajuste salarial para os músicos. O projeto que concede os benefícios foi entregue ao prefeito Rogério Cruz pela diretoria da Orquestra junto ao secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, e vereador Anselmo Pereira.

Logo em seguida, foi protocolado e, atualmente, está na Secretaria Municipal de Finanças para estudo e avaliação de impacto financeiro. Posteriormente, será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, o projeto está entre os prioritários da gestão. “A nossa orquestra é grandiosa. Já assisti a várias apresentações e me encanto a cada concerto. Precisamos realmente valorizar os músicos, que são profissionais e que trabalham diariamente por nossa cultura”, ressalta.

Zander Fábio explica que existe um grupo de trabalho formado por representantes da Secult e por membros da Orquestra para acompanhar o andamento do projeto. “Desde quando a Orquestra foi fundada, nunca passou por uma reestruturação com reajuste dos salários, e é fundamental que isso aconteça. Temos uma das melhores Orquestras do Brasil, e com a menor remuneração. Tanto o prefeito quanto eu sabemos dessa necessidade, e estamos empenhados nisso”, afirma o secretário de Cultura.

Orquestra Sinfônica de Goiânia

A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993 pelo Maestro Joaquim Jayme. A organização possui uma orquestra profissional, composta por 75 músicos instrumentistas, e coro profissional de 44 músicos cantores, além dos grupos formativos que trabalham no aperfeiçoamento das habilidades técnicas de estudantes de música e de programas educacionais direcionados a crianças e adolescentes, por meio dos cursos em formação musical oferecidos pela Rede Municipal de Núcleos Musicais.

Atualmente, a Orquestra promove, em média, 100 apresentações na cidade, sempre de forma gratuita. Todos os profissionais são músicos com formação superior.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo